sicnot

Perfil

País

PJ de Coimbra deteve jovem pela presumível autoria de homicídio tentado

A Polícia Judiciária de Coimbra anunciou hoje a detenção de um jovem, de 20 anos, por alegadamente ter praticado crimes de homicídio na forma tentada, roubos à mão armada e atentado à segurança rodoviária.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

A PJ identificou um segundo suspeito, de 21 anos, "interpelado e detido no âmbito de uma outra investigação", como presumível coautor dos crimes.

O primeiro suspeito, detido pela Diretoria do Centro da PJ, "efetuou vários disparos de pistola e de caçadeira contra um veículo que circulava no IC2, entre Pombal e Condeixa-a-Nova, tentando, deste modo, alvejar os três ocupantes", refere aquela polícia em comunicado.

Registados na madrugada de 02 de março de 2014, os factos "terão sido motivados por ciúmes", sendo os presumíveis autores "também suspeitos de terem praticado dois roubos de veículos de gama alta, perpetrados com recurso a arma de fogo", um em Aveiro e outro em Coimbra, também em março daquele ano.

Nas diligências de prova efetuadas, incluindo oito buscas domiciliárias e não domiciliárias, nomeadamente em sucateiras, foram apreendidas várias peças e acessórios de uma viatura da marca Mercedes Benz, "tudo apontando para que pertençam ao automóvel roubado à mão armada" em Coimbra.

"No mesmo local onde terá sido também vendido o veículo usado para a prática dos crimes no IC2, foram apreendidos dois automóveis furtados em França e uma moto de alta cilindrada, furtada do interior de uma garagem na cidade de Coimbra", segundo a PJ.

O suspeito agora detido, "já com antecedentes criminais", foi presente a um primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações diárias às autoridades.

Ao segundo suspeito, de 21 anos, foi também aplicada a medida de coação de apresentações diárias no posto policial mais próximo da área de residência.

Lusa
  • Inspetores da PJ, PSP, GNR e da ASAE com processos irregulares na Lusófona
    1:41

    País

    A Inspeção-geral da Educação e Ciência descobriu inspetores da PJ, polícias, agentes da ASAE e ex-vereadores na lista de ex-alunos com irregularidades nos processos académicos atribuídos pela Universidade Lusófona. Seis meses após o Ministério da Educação ter exigido a anulação, a Universidade Lusófona regularizou apenas 5 dos 152 casos de processos académicos com atribuição irregular de equivalências e créditos.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.