sicnot

Perfil

País

Sindicato dos Pilotos vai hoje a votos

Os cerca de 1.600 sócios do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) começam hoje a votar para escolher, até sexta-feira, uma nova direção, de entre três listas, oito meses e meio após as últimas eleições. 

© Guillermo Granja / Reuters

De acordo com a convocatória da assembleia-geral eleitoral, as mesas de voto vão funcionar nas tardes dos cinco dias agendados, na sede do SPAC, enquanto as urnas para os votos por correspondência vão estar, nos mesmos dias, no aeroporto de Lisboa.

As eleições foram convocadas há um mês, imediatamente após a renúncia do presidente do SPAC, Manuel Santos Cardoso, e vão ser disputadas por três listas: a F, a A e a P.

A lita F é liderada por Carlos Damásio, a A por David Paes e a P por Daniel Paula.

Segundo fonte do SPAC, apenas um dos elementos da atual direção se recandidata, no âmbito da lista A.

As últimas eleições também foram disputadas por três listas, uma das quais de continuidade da anterior direção, mas nenhum desses elementos se apresenta agora a votos.  

Manuel Santos Cardoso, que foi eleito em outubro e iniciou em meados de novembro o mandato de dois anos, renunciou ao cargo depois da greve de dez dias dos pilotos (entre 01 e 10 de maio) ter dividido a classe. 

A direção do SPAC que for eleita esta semana deverá tomar posse a 07 de julho e iniciar funções no dia seguinte.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC