sicnot

Perfil

País

Sindicato dos Pilotos vai hoje a votos

Os cerca de 1.600 sócios do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) começam hoje a votar para escolher, até sexta-feira, uma nova direção, de entre três listas, oito meses e meio após as últimas eleições. 

© Guillermo Granja / Reuters

De acordo com a convocatória da assembleia-geral eleitoral, as mesas de voto vão funcionar nas tardes dos cinco dias agendados, na sede do SPAC, enquanto as urnas para os votos por correspondência vão estar, nos mesmos dias, no aeroporto de Lisboa.

As eleições foram convocadas há um mês, imediatamente após a renúncia do presidente do SPAC, Manuel Santos Cardoso, e vão ser disputadas por três listas: a F, a A e a P.

A lita F é liderada por Carlos Damásio, a A por David Paes e a P por Daniel Paula.

Segundo fonte do SPAC, apenas um dos elementos da atual direção se recandidata, no âmbito da lista A.

As últimas eleições também foram disputadas por três listas, uma das quais de continuidade da anterior direção, mas nenhum desses elementos se apresenta agora a votos.  

Manuel Santos Cardoso, que foi eleito em outubro e iniciou em meados de novembro o mandato de dois anos, renunciou ao cargo depois da greve de dez dias dos pilotos (entre 01 e 10 de maio) ter dividido a classe. 

A direção do SPAC que for eleita esta semana deverá tomar posse a 07 de julho e iniciar funções no dia seguinte.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC