sicnot

Perfil

País

Três fogos ativos e linha ferroviária da Beira Alta continua encerrada

Três incêndios permaneciam, às 21:45 de hoje, ativos em Portugal continental e a mobilizar mais de 600 operacionais, refere na sua página na Internet a Autoridade Nacional da Proteção Civil.

(Arquivo)

(Arquivo)

PAULO NOVAIS

Segundo o último balanço da Proteção Civil, às 21:45, o incêndio que envolve mais meios humanos é de Abrunhosa a Velha, no concelho de Mangualde, distrito de Viseu, onde 281 operacionais, apoiados por 84 viaturas, combatem três frentes.

O incêndio, que teve início às 14:57, obrigou ao corte da linha ferroviária da Beira Alta.

Segundo o comandante distrital de Viseu, Rui Nogueira, às 22:00 a linha ferroviária continuava encerrada.

"Estamos a proceder a uma vistoria conjunta com a Refer" para determinar as condições da linha, disse à agência Lusa o comandante Rui Nogueira.

Em Aveiro, no concelho de Arouca, um incêndio na Alvarenga na localidade das Varzeas envolve 148 operacionais, apoiados por 43 viaturas.

O incêndio deflagrou às 14:07 e está ativo em três frentes.

No distrito de Beja, o incêndio em Santana da Serra, no concelho de Ourique, permanece ativo com duas frentes, mas o IC2 que tinha sido cortado, na zona entre Ourique e Campo Santana, já foi reaberto.

O fogo, que teve início às 13:13, está a ser combatido por 237 operacionais, apoiados por 80 viaturas.

Às 21:45, segundo a Proteção Civil, o incêndio no distrito de Braga, no concelho de Vila Verde, na zona de Aboim da Nóbrega e Gondomar, estava dominado.

Desde as 00:00 de hoje já foram registados 101 incêndios, permanecendo quatro ativos.

A Proteção Civil destaca na sua página os incêndios florestais com mais de duas horas ou mais de 10 veículos operacionais ou ainda que envolvam três ou mais meios aéreos pesados.

Lusa
  • Helicóptero de combate a incêndios cai perto de Cavaleiros, Paços de Ferreira

    País

    Um helicóptero de combate a incêndios caiu por volta das 13:00 perto da localidade de Cavaleiros, em Paços de Ferreira. O aparelho despenhou-se quando estava a abastecer de agua numa lagoa. Os bombeiros estão neste momento a assistir o piloto, que era o único ocupante deste helicóptero de combate aos fogos. Fonte da Proteção Civil de Paços de Ferreira afirmou que o acidente provocou um ferido ligeiro e adiantou que foi transportado para o Hospital de S. João, no Porto.

  • Área ardida mais do que duplicou este ano

    País

    A aérea ardida este ano mais do que duplicou em relação ao mesmo período de 2014, tendo os incêndios florestais consumido 14.971 hectares, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38