sicnot

Perfil

País

Três fogos ativos e linha ferroviária da Beira Alta continua encerrada

Três incêndios permaneciam, às 21:45 de hoje, ativos em Portugal continental e a mobilizar mais de 600 operacionais, refere na sua página na Internet a Autoridade Nacional da Proteção Civil.

(Arquivo)

(Arquivo)

PAULO NOVAIS

Segundo o último balanço da Proteção Civil, às 21:45, o incêndio que envolve mais meios humanos é de Abrunhosa a Velha, no concelho de Mangualde, distrito de Viseu, onde 281 operacionais, apoiados por 84 viaturas, combatem três frentes.

O incêndio, que teve início às 14:57, obrigou ao corte da linha ferroviária da Beira Alta.

Segundo o comandante distrital de Viseu, Rui Nogueira, às 22:00 a linha ferroviária continuava encerrada.

"Estamos a proceder a uma vistoria conjunta com a Refer" para determinar as condições da linha, disse à agência Lusa o comandante Rui Nogueira.

Em Aveiro, no concelho de Arouca, um incêndio na Alvarenga na localidade das Varzeas envolve 148 operacionais, apoiados por 43 viaturas.

O incêndio deflagrou às 14:07 e está ativo em três frentes.

No distrito de Beja, o incêndio em Santana da Serra, no concelho de Ourique, permanece ativo com duas frentes, mas o IC2 que tinha sido cortado, na zona entre Ourique e Campo Santana, já foi reaberto.

O fogo, que teve início às 13:13, está a ser combatido por 237 operacionais, apoiados por 80 viaturas.

Às 21:45, segundo a Proteção Civil, o incêndio no distrito de Braga, no concelho de Vila Verde, na zona de Aboim da Nóbrega e Gondomar, estava dominado.

Desde as 00:00 de hoje já foram registados 101 incêndios, permanecendo quatro ativos.

A Proteção Civil destaca na sua página os incêndios florestais com mais de duas horas ou mais de 10 veículos operacionais ou ainda que envolvam três ou mais meios aéreos pesados.

Lusa
  • Helicóptero de combate a incêndios cai perto de Cavaleiros, Paços de Ferreira

    País

    Um helicóptero de combate a incêndios caiu por volta das 13:00 perto da localidade de Cavaleiros, em Paços de Ferreira. O aparelho despenhou-se quando estava a abastecer de agua numa lagoa. Os bombeiros estão neste momento a assistir o piloto, que era o único ocupante deste helicóptero de combate aos fogos. Fonte da Proteção Civil de Paços de Ferreira afirmou que o acidente provocou um ferido ligeiro e adiantou que foi transportado para o Hospital de S. João, no Porto.

  • Área ardida mais do que duplicou este ano

    País

    A aérea ardida este ano mais do que duplicou em relação ao mesmo período de 2014, tendo os incêndios florestais consumido 14.971 hectares, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.