sicnot

Perfil

País

ASAE detetou amêijoas contaminadas em restaurantes de Almada

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que foram instaurados oito processos-crime a diversos restaurantes de Almada suspeitos de disponibilização ou venda de amêijoas contaminadas com bactérias nocivas.

© Thomas Peter / Reuters

Segundo um comunicado hoje divulgado pela ASAE, a Unidade Regional do Sul procedeu à colheita de amostras de moluscos bivalves vivos que se encontravam para consumo em estabelecimentos de restauração e bebidas do concelho de Almada.

"Após análises efetuadas no Laboratório de Microbiologia da ASAE foi confirmada a contaminação fecal pela presença de um teor muito elevado de Escherichia coli (E. coli)", refere o comunicado.

De acordo com a mesma fonte, foram hoje instaurados oito processos-crime pela "disponibilização/venda ao consumidor final de géneros alimentícios anormais avariados".  

Lusa

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.