sicnot

Perfil

País

Autoridades admitem não haver relação entre sintomas de crianças hoje assistidas em Carcavelos e a prática balnear

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu não haver relação entre os sintomas na pele das crianças hoje assistidas na Praia de Carcavelos, em Cascais, e a prática balnear.

Os manifestantes contestam o Plano de Pormenor de Carcavelos (Arquivo Lusa)

Os manifestantes contestam o Plano de Pormenor de Carcavelos (Arquivo Lusa)

PEDRO NUNES

Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, o gabinete de comunicação da ARSLVT esclareceu que, após análises feitas pelas autoridades de Saúde e "face à avaliação da situação, não parece haver relação entre o aparecimentos das queixas e a prática balnear".

A ARSLVT explicou que a Autoridade de Saúde de Cascais foi alertada para "um conjunto de crianças com queixas de prurido e alterações cutâneas", cerca das 12:00 de hoje.

Deslocados ao local, conta a ARS, a Autoridade de Saúde apurou que se tratava de "de 64 crianças, que integravam um grupo de 250, que tinham estado na véspera no Parque Dos Moinhos da Ajuda, tendo algumas delas iniciado queixas semelhantes".

 "As queixas atenuavam-se quando as crianças ficavam abrigadas da exposição solar (o que configura que ocorreu reação de exacerbação por fotossensibilização cutânea).Duas crianças que integravam outro grupo de jovens apresentaram queixas de prurido relacionadas com exposição solar e prurido localizado", refere a nota.

A ARSLVT assegurou ainda que as Autoridades de Saúde estão ainda a acompanhar a situação, "não havendo até ao momento motivos de preocupação relacionados com a prática balnear".

 Sessenta e quatro crianças foram assistidas ao final da manhã, na praia de Carcavelos, por apresentarem "lesões cutâneas urticariformes", tendo sido duas delas transportadas para o Hospital São Francisco Xavier mas que, entretanto, já tiveram alta. 

 

 

 

 

Lusa

 

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.