sicnot

Perfil

País

Autoridades admitem não haver relação entre sintomas de crianças hoje assistidas em Carcavelos e a prática balnear

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu não haver relação entre os sintomas na pele das crianças hoje assistidas na Praia de Carcavelos, em Cascais, e a prática balnear.

Os manifestantes contestam o Plano de Pormenor de Carcavelos (Arquivo Lusa)

Os manifestantes contestam o Plano de Pormenor de Carcavelos (Arquivo Lusa)

PEDRO NUNES

Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, o gabinete de comunicação da ARSLVT esclareceu que, após análises feitas pelas autoridades de Saúde e "face à avaliação da situação, não parece haver relação entre o aparecimentos das queixas e a prática balnear".

A ARSLVT explicou que a Autoridade de Saúde de Cascais foi alertada para "um conjunto de crianças com queixas de prurido e alterações cutâneas", cerca das 12:00 de hoje.

Deslocados ao local, conta a ARS, a Autoridade de Saúde apurou que se tratava de "de 64 crianças, que integravam um grupo de 250, que tinham estado na véspera no Parque Dos Moinhos da Ajuda, tendo algumas delas iniciado queixas semelhantes".

 "As queixas atenuavam-se quando as crianças ficavam abrigadas da exposição solar (o que configura que ocorreu reação de exacerbação por fotossensibilização cutânea).Duas crianças que integravam outro grupo de jovens apresentaram queixas de prurido relacionadas com exposição solar e prurido localizado", refere a nota.

A ARSLVT assegurou ainda que as Autoridades de Saúde estão ainda a acompanhar a situação, "não havendo até ao momento motivos de preocupação relacionados com a prática balnear".

 Sessenta e quatro crianças foram assistidas ao final da manhã, na praia de Carcavelos, por apresentarem "lesões cutâneas urticariformes", tendo sido duas delas transportadas para o Hospital São Francisco Xavier mas que, entretanto, já tiveram alta. 

 

 

 

 

Lusa

 

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.