sicnot

Perfil

País

SEF desmantela na região Oeste negócio de auxílio à imigração ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje o desmantelamento na Lourinhã e Bombarral de um negócio em que eram emitidos contratos de trabalho falsos para garantir a permanência de cidadãos ilegais em Portugal e noutros países europeus.  

Em comunicado, o SEF refere que os dois detidos foram presentes aos tribunais de Aveiro e Espinho. (Arquivo)

Em comunicado, o SEF refere que os dois detidos foram presentes aos tribunais de Aveiro e Espinho. (Arquivo)

SIC

Na sequência de três buscas domiciliárias, o SEF deteve uma mulher, de 49 anos, e um irmão, seu cúmplice, que, após serem presentes a tribunal, ficaram a aguardar julgamento sob o termo de identidade e residência.

A suspeita, sem qualquer competência ou habilitação profissional, cobrava 500 euros para "emitir falsos contratos de trabalho a fim de assim garantir a regularização documental de cidadãos estrangeiros que permaneciam ilegalmente em Portugal e noutros países da União Europeia", refere um comunicado do SEF.

A investigação, coordenada pelo Ministério Público da Lourinhã, foi desencadeada por haver um "considerável número de cidadãos estrangeiros a solicitar ao SEF autorização de residência para o exercício de atividade profissional subordinada, sendo que a maioria residia na Holanda".

As autoridades detetaram casos de cidadãos que viajavam para Portugal "apenas com o intuito de obter e renovar os seus títulos de residência".

Durante a operação, foi apreendida documentação comprovativa de atividade criminosa ligada ao auxílio à imigração ilegal e à falsificação de documentos, nomeadamente contratos de trabalho, extratos bancários, minutas de requerimentos e agendas, que constituem prova dos crimes praticados, bem como computadores, suportes digitais e uma arma de fogo ilegal.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".