sicnot

Perfil

País

Ministra considera positivo acordo alcançado com alguns sindicatos da PSP

​A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, considerou esta quinta-feira positivo o acordo que conseguiu alcançar com alguns sindicatos da PSP, durante as negociações do estatuto profissional, escusando-se a avançar com datas para a sua aprovação. 

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

"Quanto aos sindicatos, é natural que alguns possam estar menos satisfeitos, mas globalmente chegamos a um acordo que se pode considerar positivo", disse aos jornalistas a ministra no final da cerimónia que assinalou o 148.º aniversário da Polícia de Segurança Pública.

Anabela Rodrigues adiantou que o Ministério da Administração Interna (MAI) já conseguiu chegar a acordo com alguns sindicatos da PSP, sendo desejável abranger ainda o maior número possível.

Sem avançar com datas para aprovação do futuro estatuto profissional da PSP, que tem merecido contestação por parte da maior parte das estruturas sindicais da Polícia, a ministra afirmou que o processo entrou em fase de negociação suplementar e na sexta-feira vai receber dois sindicatos.

Anabela Rodrigues disse também que a direção nacional da PSP participou na elaboração da proposta inicial apresentada aos sindicatos, tendo depois indicado um representante que acompanhou todas as reuniões com as estruturas que representam os polícias.

No seu discurso, a ministra reconheceu o trabalho desenvolvido pelos polícias, sublinhando que a motivação "deve merecer particular atenção dos seus dirigentes e ser suportada por um estatuto profissional que, na medida das possibilidades, vá ao encontro dos seus desejos e expectativas".

O processo negocial sobre o futuro estatuto profissional da PSP entre sindicatos e o MAI já terminou, tendo a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) e o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP) assinado um memorando de entendimento no final das negociações, mas exigem que o Governo aprove rapidamente as medidas com as quais se comprometeu.

Caso contrário, ameaçam utilizar "todos os meios de luta disponíveis" para exigir o seu cumprimento.

Os restantes sindicatos contestam a proposta, nomeadamente o que representa a maioria dos comandantes e diretores da PSP, que hoje organizam um jantar e divulgaram um memorando de descontentamento.

Durante a cerimónia dos 148 anos da PSP, foram atribuídos prémios e condecorações aos polícias que se destacaram por "atos extraordinários", tendo sido ainda condecorados a título póstumo os agentes falecidos em serviço, em fevereiro, em Loures.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC