sicnot

Perfil

País

Ministra considera positivo acordo alcançado com alguns sindicatos da PSP

​A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, considerou esta quinta-feira positivo o acordo que conseguiu alcançar com alguns sindicatos da PSP, durante as negociações do estatuto profissional, escusando-se a avançar com datas para a sua aprovação. 

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

"Quanto aos sindicatos, é natural que alguns possam estar menos satisfeitos, mas globalmente chegamos a um acordo que se pode considerar positivo", disse aos jornalistas a ministra no final da cerimónia que assinalou o 148.º aniversário da Polícia de Segurança Pública.

Anabela Rodrigues adiantou que o Ministério da Administração Interna (MAI) já conseguiu chegar a acordo com alguns sindicatos da PSP, sendo desejável abranger ainda o maior número possível.

Sem avançar com datas para aprovação do futuro estatuto profissional da PSP, que tem merecido contestação por parte da maior parte das estruturas sindicais da Polícia, a ministra afirmou que o processo entrou em fase de negociação suplementar e na sexta-feira vai receber dois sindicatos.

Anabela Rodrigues disse também que a direção nacional da PSP participou na elaboração da proposta inicial apresentada aos sindicatos, tendo depois indicado um representante que acompanhou todas as reuniões com as estruturas que representam os polícias.

No seu discurso, a ministra reconheceu o trabalho desenvolvido pelos polícias, sublinhando que a motivação "deve merecer particular atenção dos seus dirigentes e ser suportada por um estatuto profissional que, na medida das possibilidades, vá ao encontro dos seus desejos e expectativas".

O processo negocial sobre o futuro estatuto profissional da PSP entre sindicatos e o MAI já terminou, tendo a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) e o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP) assinado um memorando de entendimento no final das negociações, mas exigem que o Governo aprove rapidamente as medidas com as quais se comprometeu.

Caso contrário, ameaçam utilizar "todos os meios de luta disponíveis" para exigir o seu cumprimento.

Os restantes sindicatos contestam a proposta, nomeadamente o que representa a maioria dos comandantes e diretores da PSP, que hoje organizam um jantar e divulgaram um memorando de descontentamento.

Durante a cerimónia dos 148 anos da PSP, foram atribuídos prémios e condecorações aos polícias que se destacaram por "atos extraordinários", tendo sido ainda condecorados a título póstumo os agentes falecidos em serviço, em fevereiro, em Loures.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.