sicnot

Perfil

País

Trabalhadores do INEM em vigília no Ministério da Saúde

Algumas dezenas de trabalhadores do INEM concentraram-se hoje de manhã junto ao Ministério da Saúde, apesar de o governo ter decidido retomar as negociações sindicais, que era a principal motivação do protesto.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

A vigília tinha sido anunciada na quarta-feira para apelar ao retomar das negociações da carreira de técnico de emergência, interrompidas pelo governo na sequência da greve ao trabalho extraordinário.

Segundo Paulo Andrade, trabalhador responsável pela organização desta iniciativa, o Ministério da Saúde decidiu entretanto agendar nova reunião negocial para dia 14 deste mês.

Fonte oficial do Ministério confirmou à agência Lusa o agendamento desta reunião.

O Ministério da Saúde tinha decidido, no dia 22 de junho, adiar 'sine dia' a reunião de negociação sindical com os técnicos de ambulância de emergência, em reposta à decisão de manter a greve às horas extraordinárias, em vigor desde o dia 24 de junho.

Apesar da marcação da reunião, os trabalhadores decidiram manter a concentração de hoje para mostrar que "estão atentos a todo o desenrolar do processo" e que exigem "passos concretos e sucesso nas negociações".

"Presumo que haja depois condições para desconvocar a greve [ao trabalho extraordinário] ", referiu à agência Lusa Paulo Andrade, remetendo uma decisão para depois da reunião de dia 14.

Na base da greve ao trabalho extraordinário estão as exigências de garantias de homologação da carreira de técnico de emergência ainda da reposição das 35 horas de trabalho semanais.

 

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.