sicnot

Perfil

País

GNR aperta fiscalização a condução sob efeito de álcool e drogas

A Guarda Nacional Republicana vai arrancar neste fim de semana com uma operação de fiscalização de condução sob o efeito de álcool e drogas, estando previstas mais de 500 ações de fiscalização.

(SIC/ Arquivo)

Em comunicado, a GNR anuncia que na madrugada de sábado e de domingo vai levar a cabo a operação Baco, de fiscalização de álcool e drogas, prevendo realizar 509 ações de fiscalização.

Em declarações à agência Lusa, o major Marco Cruz explicou que esta será uma ação de âmbito nacional, mas mais concentrada na faixa litoral, já que os cerca de 1.800 operacionais da GNR vão estar principalmente nas vias de acesso a estabelecimentos de diversão noturna.

A operação de fiscalização vai decorrer tanto em estradas nacionais, regionais ou municipais, principalmente aquelas "onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão mais origem a um risco acrescido de acidentes de viação", refere a GNR.

De acordo com o major Marco Cruz, a atual época do ano é delicada porque há muita atividade noturna, principalmente nas zonas do Algarve e Oeste.

Segundo a GNR, "desde o início do ano e até ao dia 30 de junho, foram fiscalizados 627 382 condutores, dos quais 14 285 conduziam com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, tendo 5 660  destes sido detidos por conduzirem com taxa crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro)".

 

Lusa

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • Portugal vai começar a testar carros autónomos com Espanha
    1:57

    País

    Portugal vai começar a testar carros sem condutor. O acordo entre os governos português e espanhol foi recentemente assinado para criar corredores onde os veículos possam circular. Um dos objetivos deste novo conceito é diminuir a sinistralidade.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00