sicnot

Perfil

País

GNR aperta fiscalização a condução sob efeito de álcool e drogas

A Guarda Nacional Republicana vai arrancar neste fim de semana com uma operação de fiscalização de condução sob o efeito de álcool e drogas, estando previstas mais de 500 ações de fiscalização.

(SIC/ Arquivo)

Em comunicado, a GNR anuncia que na madrugada de sábado e de domingo vai levar a cabo a operação Baco, de fiscalização de álcool e drogas, prevendo realizar 509 ações de fiscalização.

Em declarações à agência Lusa, o major Marco Cruz explicou que esta será uma ação de âmbito nacional, mas mais concentrada na faixa litoral, já que os cerca de 1.800 operacionais da GNR vão estar principalmente nas vias de acesso a estabelecimentos de diversão noturna.

A operação de fiscalização vai decorrer tanto em estradas nacionais, regionais ou municipais, principalmente aquelas "onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão mais origem a um risco acrescido de acidentes de viação", refere a GNR.

De acordo com o major Marco Cruz, a atual época do ano é delicada porque há muita atividade noturna, principalmente nas zonas do Algarve e Oeste.

Segundo a GNR, "desde o início do ano e até ao dia 30 de junho, foram fiscalizados 627 382 condutores, dos quais 14 285 conduziam com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, tendo 5 660  destes sido detidos por conduzirem com taxa crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro)".

 

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.