sicnot

Perfil

País

GNR aperta fiscalização a condução sob efeito de álcool e drogas

A Guarda Nacional Republicana vai arrancar neste fim de semana com uma operação de fiscalização de condução sob o efeito de álcool e drogas, estando previstas mais de 500 ações de fiscalização.

(SIC/ Arquivo)

Em comunicado, a GNR anuncia que na madrugada de sábado e de domingo vai levar a cabo a operação Baco, de fiscalização de álcool e drogas, prevendo realizar 509 ações de fiscalização.

Em declarações à agência Lusa, o major Marco Cruz explicou que esta será uma ação de âmbito nacional, mas mais concentrada na faixa litoral, já que os cerca de 1.800 operacionais da GNR vão estar principalmente nas vias de acesso a estabelecimentos de diversão noturna.

A operação de fiscalização vai decorrer tanto em estradas nacionais, regionais ou municipais, principalmente aquelas "onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão mais origem a um risco acrescido de acidentes de viação", refere a GNR.

De acordo com o major Marco Cruz, a atual época do ano é delicada porque há muita atividade noturna, principalmente nas zonas do Algarve e Oeste.

Segundo a GNR, "desde o início do ano e até ao dia 30 de junho, foram fiscalizados 627 382 condutores, dos quais 14 285 conduziam com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, tendo 5 660  destes sido detidos por conduzirem com taxa crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro)".

 

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.