sicnot

Perfil

País

Parlamento aprova recomendação ao Governo para criação de arquivo sobre caso Camarate

PSD, CDS-PP e PS aprovaram esta sexta-feira um projeto de resolução onde é pedido ao Governo a criação de um arquivo sobre a tragédia de Camarate "digitalizado e disponibilizado" na página Internet do Parlamento.

O antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro morreu na queda do avião em que seguia, em Camarate. (Arquivo)

O antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro morreu na queda do avião em que seguia, em Camarate. (Arquivo)

AP

O texto, recomendando ao executivo a "salvaguarda do acervo documental do fundo de defesa militar e a criação do arquivo Camarate", mereceu a abstenção de PCP, BE e "Os Verdes".

Também hoje foi aprovado, mas por unanimidade, um projeto de resolução pedindo ao Governo a abertura de um inquérito que permita esclarecer o desaparecimento de arquivos da correspondência oficial entre organismos estatais "com referência à exportação de material de guerra para o Irão".

Lusa

  • Alianças do PS marcam discursos no Congresso do PS
    2:51
  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.