sicnot

Perfil

País

Casta Touriga Nacional é nova "embaixadora" dos vinhos portugueses

O nome conta a história quase toda: Touriga Nacional, a "casta tinta mais representativa" para os Vinhos de Portugal, que agora surge plantada no estrangeiro e elogiada pela crítica, como uma nova embaixadora dos vinhos portugueses.

© Lucy Nicholson / Reuters

"A crescente internacionalização, a qualidade e os prémios obtidos pelos vinhos portugueses em diversos concursos internacionais geram interesse e contribuem para o conhecimento das castas portuguesas no mundo. Assim, o facto de outros países estarem a plantar algumas dessas castas é um sinal de conhecimento e reconhecimento das suas características", disse, em respostas por escrito à Lusa, o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel Cabral.

Numa recente edição da revista especializada Decanter, o resultado da parceria do enólogo Rui Reguinga na Argentina, que culminou com um vinho composto por 80% da casta de uva Malbec (a principal variedade utilizada na Argentina) e 20% Touriga Nacional, aparece na categoria dos "excecionais", com classificação de 18,5 em 20.

"Acho de muita importância para Portugal e para os vinhos portugueses que a casta Touriga Nacional tenha um reconhecimento internacional como casta de elevado potencial qualitativo. Tem sido reconhecida fora de Portugal como uma casta com grande aptidão para 'blends' [misturas], aumentando e melhorando as castas utilizadas localmente", afirmou à Lusa Rui Reguinga. 

O enólogo lembra que têm sido trabalhados vários 'blends' não só na Argentina, mas também na Austrália (com a casta Shiraz) e na Califórnia (com Carbernet) e sublinha que "deveria ser continuamente incentivada a plantação da casta nos outros países produtores de vinho, de modo a ser considerada uma casta internacional, que obviamente tem sempre a sua identidade e originalidade em Portugal".

A necessidade da manutenção da identidade é partilhada por Manuel Cabral, do IVDP: "A identidade da Touriga Nacional não está em causa. Assim, compete-nos preservar, proteger e promover este património genético único e garantir que haja uma identificação clara das castas portuguesas com o nosso país".

Nuno Vaz Pires, da Essência do Vinho, coloca ênfase no potencial que a presença externa de castas de origem portuguesa cria e refere que "quando um consumidor -- ou alguém -- está a usar Touriga Nacional há uma associação imediata a Portugal", o que pode levar esse cliente a "descobrir outros vinhos portugueses".

"De facto, ajuda a potenciar o nome do nosso país", sublinha Nuno Vaz Pires.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..