sicnot

Perfil

País

Casta Touriga Nacional é nova "embaixadora" dos vinhos portugueses

O nome conta a história quase toda: Touriga Nacional, a "casta tinta mais representativa" para os Vinhos de Portugal, que agora surge plantada no estrangeiro e elogiada pela crítica, como uma nova embaixadora dos vinhos portugueses.

© Lucy Nicholson / Reuters

"A crescente internacionalização, a qualidade e os prémios obtidos pelos vinhos portugueses em diversos concursos internacionais geram interesse e contribuem para o conhecimento das castas portuguesas no mundo. Assim, o facto de outros países estarem a plantar algumas dessas castas é um sinal de conhecimento e reconhecimento das suas características", disse, em respostas por escrito à Lusa, o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel Cabral.

Numa recente edição da revista especializada Decanter, o resultado da parceria do enólogo Rui Reguinga na Argentina, que culminou com um vinho composto por 80% da casta de uva Malbec (a principal variedade utilizada na Argentina) e 20% Touriga Nacional, aparece na categoria dos "excecionais", com classificação de 18,5 em 20.

"Acho de muita importância para Portugal e para os vinhos portugueses que a casta Touriga Nacional tenha um reconhecimento internacional como casta de elevado potencial qualitativo. Tem sido reconhecida fora de Portugal como uma casta com grande aptidão para 'blends' [misturas], aumentando e melhorando as castas utilizadas localmente", afirmou à Lusa Rui Reguinga. 

O enólogo lembra que têm sido trabalhados vários 'blends' não só na Argentina, mas também na Austrália (com a casta Shiraz) e na Califórnia (com Carbernet) e sublinha que "deveria ser continuamente incentivada a plantação da casta nos outros países produtores de vinho, de modo a ser considerada uma casta internacional, que obviamente tem sempre a sua identidade e originalidade em Portugal".

A necessidade da manutenção da identidade é partilhada por Manuel Cabral, do IVDP: "A identidade da Touriga Nacional não está em causa. Assim, compete-nos preservar, proteger e promover este património genético único e garantir que haja uma identificação clara das castas portuguesas com o nosso país".

Nuno Vaz Pires, da Essência do Vinho, coloca ênfase no potencial que a presença externa de castas de origem portuguesa cria e refere que "quando um consumidor -- ou alguém -- está a usar Touriga Nacional há uma associação imediata a Portugal", o que pode levar esse cliente a "descobrir outros vinhos portugueses".

"De facto, ajuda a potenciar o nome do nosso país", sublinha Nuno Vaz Pires.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Rússia vence Egito e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Rússia

    A anfitriã Rússia venceu esta terça-feira o Egito por 3-1, em jogo da 2.ª jornada do grupo A. A seleção russa ficou assim muito perto de garantir o apuramento para os oitavos de final e deixou o Egito quase fora da fase seguinte.

  • O abraço de Marcelo à mascote do Mundial
    0:12
  • Português que saiu de bicicleta de Alenquer já chegou à Rússia
    2:26
  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.