sicnot

Perfil

País

GNR apreende automóveis e constitui 30 arguidos

A Guarda Nacional Republicana apreendeu milhares de documentos, mais de 1.400 viaturas e outros equipamentos, no valor total de 44 milhões de euros, e constituiu 30 arguidos através de uma operação para investigar aquisição e comercialização de automóveis.

A Unidade de Ação Fiscal da GNR efetuou 91 buscas, das quais 24 domiciliárias, três em escritórios de advogados e três a gabinetes de técnicos oficiais de contas, tendo sido constituídos 30 arguidos, sujeitos a termo de identidade e residência por indiciação dos "crimes de associação criminosa, abuso de confiança qualificada, frustração de créditos, burla tributária, fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos", segundo um comunicado da Guarda.

Na operação "Medusa", com diligências nos distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal e Faro, investigaram-se matérias relacionadas com a aquisição e comercialização de veículos automóveis, envolvendo um grupo de cerca de 30 pessoas singulares e de 70 pessoas coletivas que, desde 2013, desenvolviam a atividade de compra e venda de viaturas penhoradas, de veículos com pedidos de apreensão ativos ou fazendo parte de massa insolvente de sociedades terceiras, explica a GNR.

Estiveram envolvidos na operação 387 elementos, dos quais 339 militares da GNR, incluindo os comandos territoriais de Santarém, Setúbal, Lisboa e Leiria, e 48 inspetores da Autoridade Tributária e Aduaneira, além de dois magistrados judiciais e dois magistrados do Ministério Público, que participaram nas buscas.

Os profissionais apreenderam milhares de documentos em suporte de papel e informático, 1.449 viaturas (1.399 pesadas e 50 ligeiras), quatro armas de fogo, 70 peças em ouro, 20 computadores, 44 telemóveis, 10 'tablets' e 50 relógios, "tudo com um valor presumível de 44 milhões de euros", listou a GNR.

"Existem fundadas suspeitas de que essa atividade tenha sido exercida com o objetivo da subtração indevida das viaturas à garantia do pagamento de dívidas aos credores", refere o comunicado, acrescentando que, alguns dos veículos "poderão ter tido como destino o mercado africano e o sul-americano".

 

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.