sicnot

Perfil

País

Interior e Alentejo sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Cinco distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Anwar Mirza / Reuters

De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 21:00 de terça-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até ao início da manhã, e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais no litoral norte e centro e pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 16 e 31 graus Celsius, no Porto entre 14 e 23, em Bragança entre 16 e 35, em Viseu entre 15 e 33, em Coimbra entre 13 e 31, na Guarda entre 17 e 34, em Castelo Branco entre 18 e 37, em Portalegre entre 20 e 37, em Évora entre 14 e 39, em Beja entre 15 e 39, em Santarém entre 14 e 34 e em Faro entre 23 e 31.

 

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.