sicnot

Perfil

País

Interior e Alentejo sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Cinco distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Anwar Mirza / Reuters

De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 21:00 de terça-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até ao início da manhã, e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais no litoral norte e centro e pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 16 e 31 graus Celsius, no Porto entre 14 e 23, em Bragança entre 16 e 35, em Viseu entre 15 e 33, em Coimbra entre 13 e 31, na Guarda entre 17 e 34, em Castelo Branco entre 18 e 37, em Portalegre entre 20 e 37, em Évora entre 14 e 39, em Beja entre 15 e 39, em Santarém entre 14 e 34 e em Faro entre 23 e 31.

 

Lusa

  • Seca extrema agrava-se no interior alentejano, produção de trigo pode cair 40%
    6:22

    País

    A falta de chuva está a provocar prejuízos na agricultura, em especial no setor dos cereais, como o trigo que, este ano, deverá registar uma quebra de 40% na produção. O repórter Luís Godinho convidou o agricultor e professor de Ciências Agrárias na Universidade de Évora, Ricardo Freixial, para explicar os prejuízos que a seca está a provocar nas culturas e a sustentabilidade da agricultura portuguesa perante as alterações climáticas.