sicnot

Perfil

País

ASAE alerta para falsos inspetores que pedem pagamento de coimas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) alertou esta segunda-feira para a prática de burla por pessoas que se apresentam como inspetores desta força de fiscalização, com identificação falsa, e pedem o pagamento de coimas em atraso.

(Arquivo)

(Arquivo)

A ASAE esclarece que "em nenhuma situação os inspetores efetuam qualquer tipo de contacto direto com os operadores económicos para pagamento de coimas 'in loco'" (no local) e todos os procedimentos são efetuados pelas vias formais e legais.

Por isso, os operadores económicos não devem aceder aos pedidos de "qualquer suposto inspetor", no sentido de serem efetuados pagamentos, e "devem de imediato contactar a força policial da zona" para "viabilizar a detenção em flagrante daqueles que indevidamente se façam passar por agentes da autoridade", salienta um comunicado da ASAE.

A autoridade para a segurança alimentar e a fiscalização económica informa que teve conhecimento da prática de burla, efetuada por indivíduos que se fazem passar por inspetores em estabelecimentos de hotelaria e de alojamento local, "exibindo, em alguns casos, identificação falsa".

O contacto dos falsos inspetores, explica, é por norma efetuado diretamente com os operadores económicos, no sentido de procederem à fiscalização do estabelecimento visado, mas "dando a indicação de que, para tal, devem efetuar uma transferência bancária ou procederem ao levantamento de quantias de dinheiro, supostamente para o pagamento de coimas em atraso".

Os lesados acabaram por dirigir-se à ASAE e à PSP, confirmaram a sua suspeita e apresentaram queixa.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.