sicnot

Perfil

País

Chamas no concelho de Tomar controladas junto às povoações

A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, disse à agência Lusa que o incêndio que deflagrou hoje às 12:54 no concelho está controlado junto aos núcleos populacionais, encontrando-se com três frentes ativas.

(Arquivo)

(Arquivo)

PAULO NOVAIS

Anabela Freitas, que se encontra junto ao posto de comando instalado na zona da Portela, na freguesia de S. Pedro de Tomar, disse à Lusa que o fogo se estendeu aos concelhos de Vila Nova da Barquinha, Constância e Abrantes, adiantando que, com os reforços que se encontram a caminho, os meios de combate "são suficientes".

Os presidentes das juntas de freguesia da área onde lavra o fogo estão a pedir às populações para regarem as zonas à volta das suas habitações, sendo "a preocupação primeira dos bombeiros a proteção das pessoas e dos seus bens", concentrando esforços no combate nas locais onde existem povoações próximas.

Anabela Freitas adiantou que o combate ao fogo tem sido dificultado pela ocorrência de "ventos cruzados".

Segundo a autarca, até ao momento arderam dois barracões agrícolas.

Filipe Regueira, comandante da sala de operações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém (CDOS), disse à Lusa que a prioridade está a ser colocada na defesa das povoações de Cafuz, Linhaceira e Asseiceira.

Segundo a informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil na internet, o fogo está a ser combatido por 343 operacionais, ajudados por 105 viaturas e cinco meios aéreos, dois aviões médios, dois pesados e um helicóptero, tendo sido acionados reforços dos distritos de Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Coimbra.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.