sicnot

Perfil

País

Dois feridos ligeiros e estradas cortadas no fogo de Tomar

Duas pessoas, um bombeiro e um civil, sofreram queimaduras ligeiras em Casal do Rei, no concelho de Vila Nova da Barquinha, durante o incêndio que deflagrou cerca das 13:00 no concelho de Tomar, disse à Lusa fonte da proteção civil.

RTV/SIC

Filipe Regueira, comandante da sala de operações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, disse à Lusa que há ainda um terceiro ferido ligeiro, outro bombeiro, vítima de doença súbita não relacionada com o incêndio.

O fogo, que mantém três frentes ativas, alastrou a outros três concelhos -- além de Tomar, Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha -, estando a ser combatido por 485 operacionais, ajudados por oito meios aéreos e 135 viaturas, disse a fonte.

A A23 e a A13 foram cortadas ao trânsito cerca das 18:00, a primeira entre o nó da Atalaia e o nó de Constância Sul e a segunda no primeiro nó à saída da A23 no sentido Torres Novas/Tomar, adiantou.

Filipe Regueira disse à Lusa que as corporações do distrito de Santarém estão a ser auxiliadas por reforços dos distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Aveiro e Coimbra.

Segundo a informação disponível na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o incêndio continua a arder com intensidade, com três frentes ativas em eucalipto, mato e zona agrícola e com vários pontos sensíveis nomeadamente perto de habitações, estando a ter muitas projeções.

O comandante de sala confirmou que arderam dois barracões agrícolas junto à povoação de Cafuz, considerada "a mais sensível".

A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, que se deslocou ao posto de comando instalado no local, disse à Lusa que a prioridade está a ser colocada junto às zonas habitadas, estando a ser recomendado às populações que reguem os terrenos próximos das habitações.

Lusa

  • Encontrada criança britânica desaparecida na praia da Luz

    País

    Foi encontrada a criança britânica que estava desaparecida desde o início da tarde, avançaram as autoridades. A Polícia Marítima tinha sido informada do desaparecimento de um rapaz de 8 anos, de nacionalidade inglesa, tendo efetuado diligências nas proximidades da praia algarvia.

    Em atualização

  • Marcelo pede "serenidade e cabeça fria" no debate político
    1:29
  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.

  • Várias casas evacuadas devido a chuvas fortes na Alemanha
    0:54
  • Liberdade de movimento entre UE e Reino Unido termina em março de 2019

    Brexit

    A liberdade dos cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar, em março de 2019. O Governo britânico pediu esta quarta-feira um estudo de um ano sobre a migração europeia no país, de modo a ajudar no sistema de imigração que será implementado. A avaliação vai estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão do Brexit.