sicnot

Perfil

País

Fogo em Tomar em resolução

O incêndio que deflagrou terça-feira à tarde em Tomar e se estendeu por quatro concelhos do distrito de Santarém está em "fase de resolução" em todo o seu perímetro, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Filipe Regueira, comandante de sala do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, disse à agência Lusa que permanecem no terreno 380 operacionais e 125 viaturas, estando a caminho um helicóptero pesado para ajudar a extinguir eventuais reacendimentos.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) define como "fase de resolução" uma situação de "incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido". 

Os elementos das corporações de bombeiros vão também ser ajudados no trabalho de vigilância e rescaldo por dois pelotões de militares, na sequência de um pedido feito pela Autoridade Nacional de Proteção Civil ao Estado Maior General das Forças Armadas, disse à fonte.

O comandante adiantou que durante a noite não se registou nenhuma reativação significativa.

Durante o incêndio, sete pessoas (cinco bombeiros e dois civis) sofreram ferimentos ligeiros e as chamas atingiram alguns barracões agrícolas e o carro de um curioso.

O incêndio teve origem na aldeia de Portela, concelho de Tomar, e alastrou aos concelhos vizinhos de Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha.

As chamas destruíram centenas de hectares de mato e de povoamento florestal, sobretudo pinhal e eucaliptal, mas nenhuma povoação teve de ser evacuada, nem houve qualquer pedido para eventuais desalojados.

A autoestrada 23 (A23), que esteve cortada como consequência das chamas, foi reaberta ao trânsito no sentido oeste-este, entre Torres Novas e Abrantes, durante a noite.

Lusa/

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..