sicnot

Perfil

País

PSD cola previsões falhadas da oposição à situação da Grécia

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, defendeu hoje que os partidos da oposição também estão em julgamento no debate do "Estado da Nação" ao terem "falhado redondamente" as suas previsões, que colocariam Portugal como a Grécia.

SIC

"Nestes anos houve em Portugal quem tivesse dito que as metas a que nos propusemos não iam ser alcançadas e que, por isso, devíamos ter pedido mais tempo e mais dinheiro", começou por afirmar Montenegro.

No parlamento, Montenegro argumentou que "esses foram os mesmos que quiseram dizer ao país que ia ter necessidade de ter um segundo resgate, que a economia iria entrar numa espiral recessiva". 

"Esses também estão em julgamento hoje, porque o 'Estado da Nação' é o estado do país, dos portugueses, e é a avaliação daquilo que faz o Governo, os partidos da maioria e também os partidos da oposição. E os partidos da oposição falharam e falharam redondamente todas as suas profecias para Portugal", acusou.

"Acaso não tivessem falhado, talvez nós tivéssemos hoje em Portugal os bancos fechados, talvez em Portugal tivéssemos hoje as pessoas em fila no multibanco para acederem às suas poupanças, acaso não tivessem falhado, se calhar os pensionistas portugueses teriam dúvidas se iriam receber suas pensões, mas essa realidade não é a realidade portuguesa", acrescentou.

No debate do "Estado da Nação", Luís Montenegro disse que a oposição falhou porque "a realidade portuguesa é bem diferente".

O líder parlamentar do PSD acusou ainda o maior partido da oposição de falar de pobreza sem reconhecer que "a mãe e o pai da pobreza é o défice, a divida, o investimento público faraónico, é a despesa pública incontrolada".

"Hoje os portugueses podem encarar futuro com mais esperança, podem mesmo perspetivar que vão ultrapassar as principais dificuldades que sentem no dia-a-dia, porque o cresce de forma sã, há oportunidades de emprego", afirmou.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".