sicnot

Perfil

País

Conselho Nacional do PSD aprova listas de deputados no dia 30

O Conselho Nacional do PSD vai reunir-se no dia 30 para aprovar as listas de candidatos a deputados, cuja elaboração será coordenada por uma comissão presidida por Marco António Costa, disseram à Lusa dirigentes sociais-democratas.

Lusa

Hoje, a Comissão Política Nacional do PSD aprovou uma lista de critérios para a escolha dos candidatos a deputados, que irá levar à reunião do Conselho Nacional marcada para esta noite, num hotel de Lisboa.

No dia 30, os conselheiros nacionais sociais-democratas irão votar as listas da coligação PSD/CDS-PP "Portugal à Frente", já com a ordenação de lugares acertada entre os dois partidos.

A comissão que a direção nacional do PSD constituiu para a elaboração dessas listas, presidida pelo vice-presidente e porta-voz do partido Marco António Costa, inclui também o secretário-geral, José Matos Rosa, e o líder parlamentar, Luís Montenegro.

Segundo os Estatutos do PSD, compete à Comissão Política Nacional aprovar os critérios para a elaboração das listas de deputados à Assembleia da Republica e apresentar essas listas ao Conselho Nacional, órgão máximo entre congressos.

Compete também ao Conselho Nacional aprovar as linhas gerais do programa eleitoral - o que será feito na reunião de hoje - e aprovar a eventual participação do partido em coligações de âmbito nacional - o que, no caso da coligação com o CDS-PP para as próximas legislativas, aconteceu no dia 29 de abril.

Lusa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite