sicnot

Perfil

País

PS escolhe Alexandre Quintanilha para cabeça de lista no Porto

Os professores catedráticos Alexandre Quintanilha e Helena Freitas serão cabeças de lista pelo PS nos círculos eleitorais do Porto e de Coimbra, respetivamente.

Lusa

Estes nomes foram divulgados no começo da reunião da Comissão Política Nacional do PS, na qual serão aprovados os critérios para a elaboração das listas socialistas de candidatos a deputados.

Em relação a outros cabeças de lista do PS, António Costa escolheu a coordenadora da Agenda para a Década e ex-secretária de Estado Maria Manuel Leitão Marques para encabeçar a lista de Viseu, enquanto outro professor universitário e membro do grupo que elaborou o cenário macroeconómico para o PS, Manuel Caldeira Cabral, será o primeiro candidato em Braga.

Em todos estes círculos eleitorais António Costa escolheu professores universitários independentes para encabeçar as listas do PS.

O vice-presidente da bancada socialista Vieira da Silva será o primeiro em Santarém; o secretário nacional para a Organização, Jorge Gomes, encabeçará a lista de Bragança; o diretor de campanha e ex-secretário de Estado Ascenso Simões é o "número um" por Vila Real.

Outros cabeças de lista já definidos são Ana Catarina Mendes (Setúbal), Pedro Nuno Santos (Aveiro), Capoulas Santos (Évora) e Carlos César (Açores).

Listas do PS

Cientista Alexandre Quintanilha vai ser cabeça de lista do PS pelo Porto
 
Economista Manuel Caldeira Cabral  vai liderar as listas do PS por Braga

Helena Freitas, vice-reitora da Universidade de Coimbra, é a cabeça de lista do PS pelo distrito

Maria Manuel Leitão Marques vai liderar as listas do PS em Viseu

Ex-ministro Vieira da Silva é cabeça de lista do PS por Santarém

Jorge Gomes, ex-governador civil de Bragança, vai liderar as listas do PS pelo distrito

Ascenso Simões vai ser cabeça de lista do PS por Vila Real

Caoula Santos lidera as listas do PS por Évora

Pedro Nuno Santos é cabeça de lista do PS por Aveiro

Ana Catarina Mendes é cabeça de lista do PS por Setúbal

Luís testa é cabeça de lista do PS por Portalegre

Pedro Nuno do Carmo vai ser cabeça de lista do PS por Beja

Hortense Martins lidera as listas do PS por Castelo Branco

José Apolinário é cabeça de lista do PS por Faro

António Pacheco é cabeça de lista do PS pela Guarda

António Costa lidera a lista do PS por Lisboa

Tiago Brandão Rodrigues é cabeça de lista do PS por Viana do Castelo

Margarida Marques é cabeça de lista do PS por Leiria

Carlos César é cabeça de lista do PS pelos Açores

Bernardo Trindade é cabeça de lista do PS pela Madeira

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".