sicnot

Perfil

País

Notas nos exames do secundário sobem e Matemática chega à positiva

As notas nos exames nacionais do ensino secundário registaram, na generalidade, uma melhoria relativamente ao ano anterior, com destaque para Matemática A que subiu 2,8 valores, passando de média negativa para positiva.

(Reuters/Arquivo)

Este ano, os alunos internos do 11.º e 12.º ano realizaram quase 320 mil exames finais nacionais e, segundo dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC), registou-se uma melhoria em relação aos resultados do ano anterior.

A segunda disciplina com mais provas realizadas passou de negativa a positiva: a média dos mais de 33 mil exames de Matemática A foi de 12 valores, depois de vários anos sem conseguir chegar à positiva. 

No ano passado, a média foi 9,2 valores e no ano anterior de 9,7. 

A percentagem de alunos que este ano chumbou a Matemática foi de 11 por cento, contra 22% o ano passado.

Já a média da disciplina de Português, que este ano foi realizada por 51.820 alunos internos, foi de 11 valores (no ano passado foi de 11,6) e a taxa de reprovação subiu um ponto percentual, passando de cinco para 6% do total de estudantes. 

A terceira disciplina com mais provas realizadas por alunos internos foi Biologia e Geologia, que registou a maior descida (menos 2,1 valores), passando de média positiva para negativa ao ficar-se este ano nos 8,9 valores. 

Cerca de 28 mil alunos fizeram a prova de Física e Química A, cuja média subiu mas não conseguiu passar a positiva, ficando-se nos 9,9 valores.

No geral, registou-se uma melhoria superior a meio valor na classificação média de exame dos alunos internos em nove das 22 disciplinas e em 6 a média das classificações reduziu mais de meio valor.

Estas melhorias dizem respeito aos alunos internos, que frequentaram as aulas durante todo o ano letivo e que passaram à disciplina, uma vez que a média dos alunos autopropostos foi, na maioria dos casos, mais baixa. 

Com exceção das disciplinas de Alemão e Inglês, os alunos internos voltaram a obter classificações mais elevadas do que as alcançadas pelos autopropostos. 

As diferenças mais significativas, entre os resultados dos alunos internos e dos autopropostos, encontram-se nas disciplinas de Geometria Descritiva A e Matemática A (635), respetivamente com 4,7 e 5,2 valores de diferença. 

As disciplinas onde as diferenças são mais ténues são Física e Química A (715), Biologia e Geologia, com uma diferença de apenas 1,3 valores.

Somando todos os exames, as disciplinas com mais provas realizadas foram Português (70.562 exames), Matemática A (47.901), Física e Química A (47.623) e Biologia e Geologia (45.619 provas).

Este ano, os exames do secundário foram realizados em 649 escolas e só para a 1.ª fase foram registadas 344.017 inscrições, tendo sido realizadas 319.409 provas, o que corresponde a cerca de 93% das inscrições.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.