sicnot

Perfil

País

Moto Clube de Faro espera menos pressão das autoridades sobre concentração

O presidente do Moto Clube de Faro (MCF), José Amaro, disse hoje esperar que haja uma menor pressão por parte das autoridades sobre os participantes da 34.ª concentração, a decorrer entre quinta-feira e domingo

25 mil motards deslocaram-se até Faro para a maior concentração de motos da Europa

25 mil motards deslocaram-se até Faro para a maior concentração de motos da Europa

No ano passado, o MCF enviou uma carta de protesto ao Ministério da Administração Interna contra "um determinado tipo de controlo repressivo em redor do evento e da cidade de Faro, pecando por exageros, excesso de zelo, atitudes persecutórias e obsessivas sobre os motociclistas, traduzidas em operações STOP sucessivas".

"Vamos a ver, com todas as conversas que houve, se a concentração de facto corre bem. Se não existe a pressão sobre os motociclistas que tem havido nos últimos anos", disse à agência Lusa José Amaro, acrescentando que a expectativa para esta edição é a de que haja 15 mil participantes.

O presidente do MCF sublinhou que "cada vez tem de haver mais esforço para se fazer a concentração, porque cada vez as exigências são maiores e as normas sobre a organização são cada vez mais".

O dirigente do clube lamentou, a propósito, que "qualquer dia, por este andar, o voluntariado esteja condenado", uma vez que são exigidas mais habilitações aos próprios voluntários, como encaminhar o trânsito.

José Amaro disse que a concentração deste ano está a ser preparada sem qualquer ajuda institucional, aguardando ainda um apoio por parte da Câmara Municipal de Faro.

O presidente do MCF deixou ainda o apelo: "Aos motociclistas, que tenham o máximo de cuidado na estrada, que venham até cá, desfrutem do que a gente organizou, do bom ambiente da concentração e que regressem a suas casas sem acidentes. Isso é a parte principal: vir e ir sem acidentes é uma grande vitória. Em relação às pessoas da cidade de Faro, o que esperamos é que acolham os motociclistas da mesma maneira que têm acolhido até agora, sempre simpática e calorosa".

A 34.ª Concentração de Motos de Faro volta esta semana ao Vale das Almas, em Faro, e tem como cabeças de cartaz musicais os britânicos The Stranglers e os portugueses Blind Zero, custando os bilhetes 45 euros para todos os dias.

Lusa

  • Fundador e baixista dos Iron Maiden estreia projeto a solo no Moto Clube de Faro
    2:04

    Cultura

    O baixista dos Iron Maiden, Steve Harris, estreou-se a solo ontem num concerto de beneficiência em Faro. O Músico quis que o primeiro concerto do projeto "British Lion" se realizasse no Moto clube de Faro e doou a receita dos 600 bilhetes à Cruz Vermelha. Depois do Algarve, o baixista sobe hoje ao palco no Hard Club no Porto e volta a Portugal no dia 29 de Maio com os Iron Maiden, no Pavilhão Atlântico.

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC