sicnot

Perfil

País

Moto Clube de Faro espera menos pressão das autoridades sobre concentração

O presidente do Moto Clube de Faro (MCF), José Amaro, disse hoje esperar que haja uma menor pressão por parte das autoridades sobre os participantes da 34.ª concentração, a decorrer entre quinta-feira e domingo

25 mil motards deslocaram-se até Faro para a maior concentração de motos da Europa

25 mil motards deslocaram-se até Faro para a maior concentração de motos da Europa

No ano passado, o MCF enviou uma carta de protesto ao Ministério da Administração Interna contra "um determinado tipo de controlo repressivo em redor do evento e da cidade de Faro, pecando por exageros, excesso de zelo, atitudes persecutórias e obsessivas sobre os motociclistas, traduzidas em operações STOP sucessivas".

"Vamos a ver, com todas as conversas que houve, se a concentração de facto corre bem. Se não existe a pressão sobre os motociclistas que tem havido nos últimos anos", disse à agência Lusa José Amaro, acrescentando que a expectativa para esta edição é a de que haja 15 mil participantes.

O presidente do MCF sublinhou que "cada vez tem de haver mais esforço para se fazer a concentração, porque cada vez as exigências são maiores e as normas sobre a organização são cada vez mais".

O dirigente do clube lamentou, a propósito, que "qualquer dia, por este andar, o voluntariado esteja condenado", uma vez que são exigidas mais habilitações aos próprios voluntários, como encaminhar o trânsito.

José Amaro disse que a concentração deste ano está a ser preparada sem qualquer ajuda institucional, aguardando ainda um apoio por parte da Câmara Municipal de Faro.

O presidente do MCF deixou ainda o apelo: "Aos motociclistas, que tenham o máximo de cuidado na estrada, que venham até cá, desfrutem do que a gente organizou, do bom ambiente da concentração e que regressem a suas casas sem acidentes. Isso é a parte principal: vir e ir sem acidentes é uma grande vitória. Em relação às pessoas da cidade de Faro, o que esperamos é que acolham os motociclistas da mesma maneira que têm acolhido até agora, sempre simpática e calorosa".

A 34.ª Concentração de Motos de Faro volta esta semana ao Vale das Almas, em Faro, e tem como cabeças de cartaz musicais os britânicos The Stranglers e os portugueses Blind Zero, custando os bilhetes 45 euros para todos os dias.

Lusa

  • Fundador e baixista dos Iron Maiden estreia projeto a solo no Moto Clube de Faro
    2:04

    Cultura

    O baixista dos Iron Maiden, Steve Harris, estreou-se a solo ontem num concerto de beneficiência em Faro. O Músico quis que o primeiro concerto do projeto "British Lion" se realizasse no Moto clube de Faro e doou a receita dos 600 bilhetes à Cruz Vermelha. Depois do Algarve, o baixista sobe hoje ao palco no Hard Club no Porto e volta a Portugal no dia 29 de Maio com os Iron Maiden, no Pavilhão Atlântico.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartindo de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas siamesas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC