sicnot

Perfil

País

Bombeiros já dominaram uma das duas frentes do incêndio em Odemira

O incêndio florestal que deflagrou hoje em Odemira "está a ceder aos meios de combate", tendo uma das duas frentes ativas sido dominada ao final da tarde, disse à agência Lusa o comandante operacional distrital.

Arquivo EPA

Arquivo EPA

EPA

Segundo Vitor Cabrita, os meios aéreos mobilizados já terminaram as operações, permanecendo no terreno 184 operacionais, apoiados por 64 viaturas, além de quatro máquinas de rasto.

O incêndio, para o qual foi dado alerta às 13:34, está a destruir uma área de eucaliptos, sobreiros, mato e pasto na zona de Corte Malhão, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, distrito de Beja.

Durante o combate às chamas, hoje à tarde, um dos helicópteros fez uma aterragem de emergência, devido a uma avaria, mas sem causar quaisquer danos pessoais, indicou o mesmo responsável.

Trata-se do helicóptero que habitualmente está sediado em Ourique, referiu Vitor Cabrita, relatando que, alegadamente após reabastecimento, o piloto, ao detetar uma avaria, que disse desconhecer, aterrou num monte na zona de Odemira.

Segundo o responsável do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, uma bombeira foi assistida no Centro de Saúde de Castro Verde, devido a intoxicação pelo fumo, tendo já tido alta.

Para o ´teatro de operações` também foram mobilizados grupos de reforço oriundos de outros distritos do país.

Lusa

  • Árbitros em greve este fim de semana

    Desporto

    Vários árbitros de primeira categoria estão a pedir dispensa aos jogos do próximo fim de semana. Os juízes protestam contra o que chamam de clima de intimidação e exigem mais respeito para a classe. Desconhece-se para já quantos árbitros entregaram o pedido de dispensa.

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39
  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50