sicnot

Perfil

País

DGS analisa possibilidade de utilizar outra vacina contra a tuberculose

A Direção-Geral da Saúde (DGS) indicou hoje que está a analisar a possibilidade de utilização de outra vacina contra a tuberculose (BCG), tendo em conta que a atual está indisponível nos hospitais e centros de saúde desde maio.

Reuters

"A Direção-Geral da Saúde, em colaboração com o INFARMED e com o apoio da Comissão Técnica de Vacinação, está a analisar a possibilidade de utilização de outra vacina BCG", refere a DGS, num comunicado publicado na página da internet.

Segundo a DGS, a única vacina BCG que está autorizada em Portugal, e na maioria dos países europeus, é produzida por um laboratório público da Dinamarca, mas, nos últimos anos, "o fornecimento da vacina tem sofrido interrupções imprevistas e de duração variável".

A Direção-Geral da Saúde adianta que esta vacina tem um prazo de validade mais curto do que as outras vacinas do Plano Nacional de Vacinação, não permitindo armazenamento a longo prazo.

"Apesar destes constrangimentos, as coberturas vacinais têm-se mantido elevadas", refere, sublinhando que a vacina BCG "não está disponível nos hospitais e centros de saúde desde maio".

A DGS garante que situação "não constitui um risco para a saúde pública, pois a prevenção e o controlo da tuberculose baseia-se em várias medidas, além da vacinação dos recém-nascidos".

No comunicado, a DGS adianta que os pais dos bebés ainda não vacinados serão contactados pelo respetivo centro de saúde aquando do restabelecimento do fornecimento da vacina.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..