sicnot

Perfil

País

Maioria e PS desistem de avançar já com encurtamento dos prazos eleitorais

O encurtamento dos prazos eleitorais, proposto tanto pela maioria PSD/CDS como pelo PS, não vai ser aprovado nesta legislatura. Esta manhã, os partidos decidiram retirar os projetos de alteração à lei eleitoral.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa


As mudanças para acelerar o processo de entrega de listas de deputados e a posse do novo Governo corriam o risco de não entrar em vigor em tempo útil.

O Presidente da República teria ainda que promulgar os diplomas que, entretanto, podiam deixar de fazer sentido se Cavaco Silva marcasse primeiro a data das Legislativas.

Na agenda presidencial, constam reuniões com todos os partidos já na próxima semana com vista à marcação das eleições.

Os partidos da maioria e o PS também não se entenderam sobre a possibilidade de poder haver voto presencial nos consulados portugueses.

Assim, apenas uma alteração vai adiante: a de adequar a lei eleitoral ao novo mapa judiciário.

  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.