sicnot

Perfil

País

Quase 200 operacionais e sete meios aéreos combatem fogo na Covilhã

Quase 200 bombeiros e sete meios aéreos estão envolvidos no combate a um fogo de grande intensidade que deflagrou hoje à tarde em Verdelhos, concelho da Covilhã, segundo o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Arquivo EPA

Arquivo EPA

EPA

"É um incêndio que se mantém ativo, que está a em duas frentes e que está a arder com muita violência em zona de povoamento florestal, nomeadamente pinhal adulto", disse à agência Lusa o comandante operacional distrital, Rui Esteves, que às 18:45 continuava a acompanhar no local o combate às chamas.

Segundo o responsável, àquela hora o incêndio não ameaçava localidades, devido "ao excelente trabalho desenvolvido pelos bombeiros junto à localidade de Sarzedo".

O "vento forte" e a "falta de acessos para veículos" têm estado a dificultar o trabalho dos bombeiros, acrescentou.

De acordo com os dados fornecidos pelo CDOS, o fogo deflagrou às 14:47 numa zona de mato, na localidade de Verdelhos.

Às 19:00 estavam envolvidos no combate às chamas 197 operacionais de vários corporações dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, auxiliados por 63 veículos e por sete meios aéreos, designadamente um helicóptero, dois aviões pesados e quatro aviões médios.

Lusa

  • Donaldtrumpi, a traça

    Mundo

    O investigador Vazrick Nazari decidiu dar o nome de Donald Trump a uma nova espécie de traça. O inseto foi descoberto na Califórnia e tem algo em comum com o Presidente dos Estados Unidos: uma pelagem loura muito parecida ao penteado de Trump.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.