sicnot

Perfil

País

Quase 200 operacionais e sete meios aéreos combatem fogo na Covilhã

Quase 200 bombeiros e sete meios aéreos estão envolvidos no combate a um fogo de grande intensidade que deflagrou hoje à tarde em Verdelhos, concelho da Covilhã, segundo o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Arquivo EPA

Arquivo EPA

EPA

"É um incêndio que se mantém ativo, que está a em duas frentes e que está a arder com muita violência em zona de povoamento florestal, nomeadamente pinhal adulto", disse à agência Lusa o comandante operacional distrital, Rui Esteves, que às 18:45 continuava a acompanhar no local o combate às chamas.

Segundo o responsável, àquela hora o incêndio não ameaçava localidades, devido "ao excelente trabalho desenvolvido pelos bombeiros junto à localidade de Sarzedo".

O "vento forte" e a "falta de acessos para veículos" têm estado a dificultar o trabalho dos bombeiros, acrescentou.

De acordo com os dados fornecidos pelo CDOS, o fogo deflagrou às 14:47 numa zona de mato, na localidade de Verdelhos.

Às 19:00 estavam envolvidos no combate às chamas 197 operacionais de vários corporações dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, auxiliados por 63 veículos e por sete meios aéreos, designadamente um helicóptero, dois aviões pesados e quatro aviões médios.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC