sicnot

Perfil

País

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai iniciar processo negocial para rever carreiras dos trabalhadores

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) anunciou hoje que vai iniciar "de imediato" com os sindicatos o processo negocial para o descongelamento das progressões nas carreiras dos trabalhadores.

De acordo com os resultados divulgados, as receitas correntes totais da SCML foram de 200,5 milhões de euros em 2014, tendo como principal contributo as receitas dos jogos sociais (que representam 77% da receita total). (Arquivo)

De acordo com os resultados divulgados, as receitas correntes totais da SCML foram de 200,5 milhões de euros em 2014, tendo como principal contributo as receitas dos jogos sociais (que representam 77% da receita total). (Arquivo)

SIC

Em comunicado, a SCML avança que vai ser "de imediato" iniciado o processo negocial com todas as associações sindicais com vista à "abertura do processo de progressão nas carreiras dos trabalhadores com contrato individual de trabalho".

Segundo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o processo negocial deverá igualmente incidir sobre a revisão das carreiras profissionais em vigor na SCML, com vista à "harmonização e a uma maior valorização dos recursos humanos".

A SCML adianta ainda que vai ser lançado, "de imediato", um concurso público para atribuição de um seguro de saúde aos trabalhadores com vínculo privado.

A 17 de abril, os trabalhadores da SCML realizaram a primeira greve de sempre na instituição, para exigir a atualização dos salários, congelados desde 2009, num protesto convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

Esta semana, dois sindicatos médicos ameaçam pedir a intervenção da Direção-Geral do Emprego, caso a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa continue a recusar negociar o acordo de empresa para os trabalhadores médicos da instituição.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e o Sindicato dos Médicos da Zona Sul enviaram, na terça-feira, uma carta ao provedor da SCML, Pedro Santana Lopes, manifestando incompreensão pela "recusa" em conversações formais ou informais, no âmbito do processo negocial para celebrar um acordo de empresa para os médicos que exercem funções na Santa Casa.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".