sicnot

Perfil

País

INEM lamenta que se queira criar mal-estar com corpos de bombeiros

O INEM lamentou hoje que se queira criar "mal-estar" entre esta instituição e os corpos de bombeiros, depois de a comissão de trabalhadores ter pedido esclarecimentos sobre o encerramento noturno de ambulâncias de emergência médica na região Centro.

A comissão de trabalhadores (CT) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) pediu hoje esclarecimentos sobre o encerramento no período noturno do serviço de ambulâncias de emergência médica (AEM) em Viseu, na Covilhã e em Aveiro.

Numa carta enviada ao conselho diretivo do INEM, a comissão refere ter sabido que "a AEM Viseu 3 encerrou no período noturno e que as AEM Covilhã e AEM Aveiro vão encerrar nos períodos noturnos".

Em resposta, o INEM disse querer contrariar esta tentativa de criar mal-estar entre as partes e referiu que o Sistema integrado de emergência médica "é uma entidade em que todos contribuem, de forma solidária, e cada um na sua vertente, para o socorro e a emergência médica da população portuguesa".

"E lembramos, mais uma vez, que as ambulâncias AEM do INEM e as ambulâncias de socorro, constituídas como postos PEM [postos de emergência médica] dos bombeiros, desempenham funções semelhantes", indicou o instituto nacional.

A CT quer ainda saber se o conselho diretivo do INEM "vai ceder às pressões dos corpos de bombeiros e encerrar as AEM Aveiro e AEM Covilhã no período noturno (esta última cuja atuação está já limitada por indicações da diretora regional do Centro)".

O INEM diz ainda não estar em causa nenhum posto de trabalho e fala da intenção de aumentar em 85 o número de técnicos, já em setembro, e de ter já solicitado a abertura de concursos para mais 100.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.