sicnot

Perfil

País

Quinze concelhos de cinco distritos do continente em risco máximo de incêndio

Quinze concelhos dos distritos da Guarda, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

SIC

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da beira (Guarda) e Sernancelhe (Viseu).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

Às 12:20, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) não registava na sua página da Internet qualquer ocorrência significativa em curso.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até ao final da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco, soprando moderado nas terras altas, em especial durante a tarde.

No Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco, soprando moderado no litoral, em especial durante a tarde.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 19 e 27 graus Celsius, no Porto entre 16 e os 22, em Viseu entre 15 e 26, em Bragança entre 17 e 31, na Guarda entre 16 e 27, em Coimbra entre 17 e 26, em Castelo Branco entre 19 e 33, em Portalegre entre 18 e 32, em Évora entre 16 e 33, em Beja entre 17 e 33, em Santarém entre 18 e 29 e em Faro entre 21 e 31.

Lusa

  • Aldeias na Guarda rodeadas pelo fogo
    1:25

    País

    Duas aldeias da periferia da Guarda estiveram em sobressalto por causa de um incêndio que começou num pesado de mercadorias que circulava na A25. Apesar da intervenção dos meios aéreos as chamas aproximaram-se das povoações.

  • Controlado incêndio na Covilhã
    2:35

    País

    Só de madrugada foram controlados os dois incêndios de ontem, no interior centro do país. Perto da Covilhã duas casas de apoio agrícola ficaram destruídas e alguns hectares de pinheiro arderam. Os bombeiros queixam-se de falta de aceiros para aceder à zona do fogo, que continua ativo em duas frentes.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.