sicnot

Perfil

País

Quinze concelhos de cinco distritos do continente em risco máximo de incêndio

Quinze concelhos dos distritos da Guarda, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

Com a temperatura a baixar a partir do final da tarde, o incêndio foi dominado pouco depois das 21 horas.

SIC

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso e Aguiar da beira (Guarda) e Sernancelhe (Viseu).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

Às 12:20, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) não registava na sua página da Internet qualquer ocorrência significativa em curso.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até ao final da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco, soprando moderado nas terras altas, em especial durante a tarde.

No Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco, soprando moderado no litoral, em especial durante a tarde.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 19 e 27 graus Celsius, no Porto entre 16 e os 22, em Viseu entre 15 e 26, em Bragança entre 17 e 31, na Guarda entre 16 e 27, em Coimbra entre 17 e 26, em Castelo Branco entre 19 e 33, em Portalegre entre 18 e 32, em Évora entre 16 e 33, em Beja entre 17 e 33, em Santarém entre 18 e 29 e em Faro entre 21 e 31.

Lusa

  • Aldeias na Guarda rodeadas pelo fogo
    1:25

    País

    Duas aldeias da periferia da Guarda estiveram em sobressalto por causa de um incêndio que começou num pesado de mercadorias que circulava na A25. Apesar da intervenção dos meios aéreos as chamas aproximaram-se das povoações.

  • Controlado incêndio na Covilhã
    2:35

    País

    Só de madrugada foram controlados os dois incêndios de ontem, no interior centro do país. Perto da Covilhã duas casas de apoio agrícola ficaram destruídas e alguns hectares de pinheiro arderam. Os bombeiros queixam-se de falta de aceiros para aceder à zona do fogo, que continua ativo em duas frentes.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.