sicnot

Perfil

País

Mais seis mortes na estrada que no mesmo fim de semana de 2014

A Operação Hermes, da Guarda Nacional Republicana, que decorreu entre sexta-feira e domingo, registou nove mortos, mais seis que no mesmo período de 2014, e 544 acidentes nas estradas portuguesas, foi hoje anunciado.

Arquivo SIC

De acordo com os dados divulgados hoje, a 2.ª fase da Operação Hermes desta operação de segurança rodoviária, que decorreu entre 17 e 19 de julho, registaram-se 544 acidentes, menos 101 comparativamente à operação homóloga de 2014, houve menos um ferido grave (17) e menos 91 feridos ligeiros, num total de 156.

Foram ainda fiscalizados 12.892 condutores, tendo sido detidos 202, dos quais 162 por condução com uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 gramas por litro e 31 por falta de habilitação legal para conduzir.

A GNR passou ainda 4.461 contraordenações, das quais destaca 1.829 por excesso de velocidade, 403 por condução com uma taxa de álcool superior ao permitido por lei, 246 por falta ou por uso incorreto do cinto de segurança e ou sistema de retenção de crianças.

Em comunicado, a GNR revela ainda que 183 condutores foram autuados por falta de inspeção periódica obrigatória, 142 por uso indevido do telemóvel enquanto conduziam e 66 por falta de seguro.

A operação Hermes decorre durante todo o período de veraneio, de 03 de julho a 30 de agosto. O balanço da 1.ª fase, entre 04 e 06 de julho, da Operação Hermes contabilizou três mortes, 515 acidentes e 228 detenções.

Esta operação da GNR mobilizou cerca de 1.200 operacionais.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.