sicnot

Perfil

País

Governo acompanha caso do desaparecimento de português em Brighton

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse hoje estar a acompanhar o caso do português desaparecido desde a semana passada na zona de Brighton, no sul de Inglaterra, mas que não tem qualquer novidade.

SIC

Contactado pela agência Lusa, José Cesário disse ter entrado em contato com a embaixada e com o consulado de Portugal em Inglaterra na segunda-feira, após ter tido conhecimento do desaparecimento do português Diogo Moreira, de 29 anos.

"Até à altura em que falei com Londres ainda ninguém da família do jovem tinha pedido auxilio, não sei se terá acontecido mais para o final do dia [de segunda-feira]. Nem o meu gabinete foi contatado pela família do jovem, mas estamos a acompanhar o caso", explicou José Cesário.

De acordo com o secretário de Estado das Comunidades, a polícia britânica emitiu um alerta para encontrar o jovem e está a desenvolver todas as diligencias necessárias para tentar saber o que aconteceu ao português.

Segundo um comunicado da polícia do condado de Sussex, divulgado segunda-feira, Diogo Manuel Martins Alves Moreira não é visto desde 14 de julho, embora o desaparecimento só tenha sido transmitido às autoridades dois dias depois.

"Estamos cada vez mais preocupados com o Diogo, porque isto é totalmente fora de comum. Ele deixou todos os seus pertences, incluindo a carteira com todo o seu conteúdo, e não apareceu para trabalhar esta semana", disse o sargento Alvin Lee.

A descrição feita pela polícia é a de um homem de estatura média com cabelo preto curto e olhos castanhos, que vestiria calças de ganga na altura do desaparecimento.

Além de trabalhar, Diogo Moreira é, segundo as autoridades, também estudante na Universidade de Brighton.

Entretanto, foi criada uma página na rede social Facebook denominada "Help find Diogo Moreira (Ajudem a encontrar Diogo Moreira)", que hoje já possui mais de 7.700 membros.

No grupo surge a pergunta: "alguém viu o Diogo Manuel Martins Alves Moreira" e é referido que Diogo é estudante na Universidade de Brighton e que não é visto desde dia 14/07.

Segundo o grupo do Facebook, o jovem de 29 anos, natural de Espinho, de cabelo escuro e olhos castanhos, terá sido visto durante a madrugada de terça-feira [dia 14 de julho] perto da estação de comboios de Brighton.

Na foto de capa do grupo surge o apelo para que quem tenha alguma informação entre em contacto com a polícia de Sussex através do email 101@sussex.pnn.police.uk, com a referência "857 of 16/07", ou ligue para o 101 (chamadas no Reino Unido).

Lusa

  • Denis Cheryshev: o orgulho dos anfitriões

    Mundial 2018 / Rússia

    O avançado Denis Cheryshev foi eleito o Homem do Jogo entre Rússia e Egito, que os russos venceram por 3-1. Marcou o segundo golo dos anfitriões, o terceiro em nome próprio no Mundial e juntou-se a Cristiano Ronaldo no topo da lista de melhores marcadores. Aos 27 anos e a jogar o primeiro Mundial da carreira, Cheryshev continua a assumir-se como um dos principais rostos da esperança russa para o sucesso desta campanha. Depois de já ter sido o melhor em campo no triunfo sobre a Arábia Saudita, a nação anfitriã vê-o como uma espécie de porta-estandarte do orgulho russo na defesa da pátria.

  • Gato Achilles acerta no resultado do Rússia-Egito

    Desporto

    O gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. Depois de ter acertado na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita, o felino voltou a apostar na equipa certa, com os russos a vencerem esta terça-feira o Egipto por 3-1.

  • Os momentos que marcaram o 6.º dia de Mundial
    0:58
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O espetáculo fora das quatro linhas
    2:30
  • "Quando o Cristiano Ronaldo te convidar para almoçar, recusa"

    Desporto

    Na possibilidade de ser convidado por Cristiano Ronaldo para um almoço ou jantar, recuse. Este é o conselho de Patrice Evra, que revelou o "sofrimento" que passou quando aceitou almoçar em casa do capitão da seleção nacional, na altura em que ambos jogavam pelo Manchester United. O jogador francês falou sobre a comida "demasiado saudável" e o exercício que acabou por ter de fazer, enquanto podia estar a descansar.

    SIC

  • "Quero ir com a minha tia", o desespero das crianças afastadas dos pais nos EUA
    2:11

    Mundo

    A nova política de imigração de Donald Trump está a suscitar reações indignadas. Na fronteira com o México, as crianças refugiadas estão a ser retiradas à força aos pais e levadas para centros de acolhimento. Esta terça-feira, foi divulgado um registo áudio de uma criança a suplicar pelos pais a um dos agentes da polícia fronteiriça.

  • Protecionismo de Trump abala Wall Street

    Economia

    Abalada pela exacerbação das disputas comerciais entre os EUA e a China, a bolsa nova-iorquina encerrou esta terça-feira em baixa, com o seletivo Dow Jones a fechar em queda pela sexta sessão consecutiva.