sicnot

Perfil

País

Irmão de montanhista desaparecido vai a Espanha preparar recomeço das buscas

Um irmão do montanhista português João Marinho, desaparecido em novembro do ano passado nos Picos da Europa, Espanha, disse hoje à Lusa que vai partir quarta-feira para aquela região, para preparar o reinício das buscas.

"Vamos ver como estão as coisas, fazer o ponto da situação e ver se a neve já derreteu", contou Pedro Marinho, acrescentando que irá acompanhado, a partir do Porto, de um dos mais experientes alpinistas portugueses.

Os dois vão permanecer nos Picos da Europa até quinta-feira, dia em que se prevê o regresso a Portugal.

O atleta português João Marinho, natural de Amarante, desapareceu no início de novembro.

Apesar de vários dias de buscas das autoridades espanholas e portuguesas não foram encontrados quaisquer vestígios.

O irmão disse hoje que no dia 31 vão ser retomadas as buscas pelas autoridades espanholas, com muitos meios no terreno.

Por isso, no dia 30, os dois portugueses devem regressar às montanhas onde se julga ter desaparecido João Marinho, para acompanhar a missão.

Nos últimos dias, acrescentou o familiar, têm sido realizadas algumas buscas por particulares e pela Guarda Civil espanhola, mas nada foi encontrado.

As últimas fotografias de João Marinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 04 de novembro de 2014 e nelas o "aventureiro" português aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa ao fundo.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.