sicnot

Perfil

País

Mais de nove mil alunos já entregaram candidatura ao ensino superior

O primeiro dia de candidatura ao ensino superior registou 9153 candidaturas entregues, mais 56% do que em 2014, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

De acordo com os dados disponíveis no portal da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), 9.153 alunos formalizaram a sua candidatura ao ensino superior no primeiro dia de candidaturas, 20 de julho, o que representa um aumento de 56% face a 2014, quando 5.864 candidatos entregaram a sua candidatura no primeiro dia do concurso.

Em 2014 houve 42.455 candidatos ao ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso, tendo sido o primeiro ano em que o número de candidatos nesta fase registou um aumento.

O MEC lançou hoje uma aplicação para as plataformas eletrónicas que usem os sistemas operativos IOS e Android, denominada ES ACESSO, direcionada para os candidatos ao ensino superior "e que permite consultar os cursos disponíveis, as respetivas vagas e as características e condições do concurso nacional de acesso de 2015".

"Esta nova aplicação inclui um calendário com as datas relevantes do processo de candidatura, bem como outras informações úteis sobre os procedimentos para efetuar a candidatura, contactos e notícias. Esta é uma forma inovadora e alternativa de consultar o Guia da Candidatura. Pretende-se que a aplicação ES ACESSO seja uma ferramenta que acompanhe os candidatos no seu ingresso no ensino superior. Serão disponibilizadas em breve outras funcionalidades", referiu a tutela, em comunicado.

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.