sicnot

Perfil

País

Mais de nove mil alunos já entregaram candidatura ao ensino superior

O primeiro dia de candidatura ao ensino superior registou 9153 candidaturas entregues, mais 56% do que em 2014, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

De acordo com os dados disponíveis no portal da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), 9.153 alunos formalizaram a sua candidatura ao ensino superior no primeiro dia de candidaturas, 20 de julho, o que representa um aumento de 56% face a 2014, quando 5.864 candidatos entregaram a sua candidatura no primeiro dia do concurso.

Em 2014 houve 42.455 candidatos ao ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso, tendo sido o primeiro ano em que o número de candidatos nesta fase registou um aumento.

O MEC lançou hoje uma aplicação para as plataformas eletrónicas que usem os sistemas operativos IOS e Android, denominada ES ACESSO, direcionada para os candidatos ao ensino superior "e que permite consultar os cursos disponíveis, as respetivas vagas e as características e condições do concurso nacional de acesso de 2015".

"Esta nova aplicação inclui um calendário com as datas relevantes do processo de candidatura, bem como outras informações úteis sobre os procedimentos para efetuar a candidatura, contactos e notícias. Esta é uma forma inovadora e alternativa de consultar o Guia da Candidatura. Pretende-se que a aplicação ES ACESSO seja uma ferramenta que acompanhe os candidatos no seu ingresso no ensino superior. Serão disponibilizadas em breve outras funcionalidades", referiu a tutela, em comunicado.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.