sicnot

Perfil

País

PR anuncia hoje data das legislativas

O Presidente da República vai fazer hoje, pelas 20:30, uma comunicação ao país sobre as próximas eleições legislativas, anunciando a data em que estas se irão realizar, disse à Lusa fonte oficial de Belém.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. (Arquivo)

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. (Arquivo)

MIGUEL A. LOPES / Lusa

"O Presidente da República vai hoje fazer uma comunicação ao país sobre as próximas eleições legislativas", afirmou fonte oficial da Presidência da República.

A comunicação do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, ocorrerá pelas 20:30 horas, no Palácio de Belém, adiantou a mesma fonte.

Na terça-feira, Cavaco Silva ouviu os partidos com assento parlamentar sobre a data das eleições legislativas, tendo o PSD, o PS e o CDS-PP sido unânimes na preferência do dia 27 de setembro.

Contudo, nenhum dos três partidos - PSD, PS, CDS-PP - rejeitou a possibilidade do dia 04 de outubro.

O BE também indicou o dia 27 de setembro e o 04 de outubro, como as datas "mais aconselháveis", enquanto o PCP e o partido ecologista Os Verdes foram os únicos a colocar de parte a hipótese das eleições se realizarem ainda em setembro, apontando o mês de outubro como o mais indicado.

De acordo com a Constituição da República, as eleições legislativas terão de se realizar entre os dias 14 de setembro e 14 de outubro.

Com Lusa

  • Partidos defendem eleições legislativas a 27 de setembro ou 4 de outubro
    2:04

    País

    O Presidente da República ouviu esta terça-feira os partidos com representação parlamentar para marcar o dia das eleições legislativas. Em cima da mesa estiveram duas datas prováveis: 27 de setembro e 4 de outubro. O Bloco de Esquerda não tem preferência por qualquer dos dias, o PCP e os Verdes preferem eleições apenas em outubro, enquanto o CDS-PP, o PSD e o PS indicaram o dia 27 de setembro como a melhor opção.

  • PR ouve partidos para marcar data das legislativas

    País

    O Presidente da República está a ouvir os partidos com representação parlamentar para marcar o dia das eleições legislativas. Em cima da mesa estão duas datas prováveis, 27 de setembro e 4 de outubro. PCP e "Os Verdes" preferem eleições num dia de outubro, já o Bloco de Esquerda e o CDS-PP colocam também a hipotese de setembro.

  • "Os Verdes" defendem legislativas em outubro
    0:27

    País

    O primeiro partido a ser recebido pelo Presidente da República foi o Partido Ecologista "Os Verdes". Heloísa Apolónia defendeu, junto do Presidente, que as eleições se realizem a 4 ou 11 de outubro.

  • Reportagem Especial dá a voz aos despedidos da banca
    1:18
  • CEMGFA admite que várias armas roubadas estão em condições de ser usadas
    2:06

    Assalto em Tancos

    Afinal há várias armas roubadas em Tancos que estão em condições de ser utilizadas, sendo que apenas os lança-granadas-foguete estão obsoletos. Esta manhã, o general Pina Monteiro admitiu, no Parlamento, que a declaração que fez há duas semanas pode ter induzido em erro a opinião pública. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) diz, ainda, que se houvesse indícios sobre colaboração do Exército neste caso, os suspeitos estariam presos.

  • Pais de Charlie Gard querem que o bebé morra em casa

    Mundo

    Depois de terem renunciado à batalha judicial para manterem o filho com vida, os pais do bebé britânico Charlie Gard desejam agora levar a criança para morrer em casa. O desejo foi revelado pelo advogado de Chris Gard e Connie Yates, numa audiência esta tarde, no Supremo Tribunal de Londres. Contudo, o hospital responsável pelo caso admite que os cuidados a Charlie não podem ser feitos em casa.