sicnot

Perfil

País

GNR regista 6 crimes por mês contra animais

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), registou uma média de quase seis crimes contra animais por mês, no período entre outubro de 2014 e junho de 2015.

Lee Jin-man

Em comunicado, a GNR anuncia que nesses nove meses recebeu 2.239 denúncias de maus tratos a animais, o que representa uma média de quase 248 denúncias por mês e cerca de oito por dia.

Já crimes contra animais foram 50, enquanto autos de contraordenação houve 2.240 no mesmo período.

Em matéria de denúncias, o mês com mais registos foi janeiro de 2015, com 301, logo seguido de maio de 2015, com 298 e junho de 2015, com 279.

Já por distrito, Lisboa destaca-se com 462, muito distanciada de Setúbal, com 292, ou o Porto com 214.

A GNR aproveita para lembrar que tem disponível, 24 horas por dia, e com cobertura em todo o território nacional, a linha "SOS Ambiente e Território", através do número azul 808 200 520 ou da página http://goo.gl/1zRBfA, onde os cidadãos têm a possibilidade de denunciar situações que possam violar a Legislação Ambiental e/ou Animal.

Lusa

  • Alegados maus-tratos contra animais no canil de Seia
    3:15

    País

    O canil municipal de Seia está a ser acusado nas redes sociais de alegados maus-tratos contra os animais. Fotografias e vídeos têm causado indignação. A Câmara de Seia que gere o espaço defende que as imagens são manipuladas e mostradas fora de contexto.

  • PSP recebeu 54 denúncias de maus-tratos a animais no primeiro semestre
    1:45

    País

    No primeiro semestre deste ano, a Polícia de Segurança Pública recebeu 54 denuncias de maus tratos a animais. O crime, em vigor desde o ano passado, levou a PSP a criar uma campanha com um endereço eletrónico - defesaanimal@psp.pt - e um número de telefone para onde podem ser feitas, a partir de hoje, as queixas.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.