sicnot

Perfil

País

GNR regista 6 crimes por mês contra animais

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), registou uma média de quase seis crimes contra animais por mês, no período entre outubro de 2014 e junho de 2015.

Lee Jin-man

Em comunicado, a GNR anuncia que nesses nove meses recebeu 2.239 denúncias de maus tratos a animais, o que representa uma média de quase 248 denúncias por mês e cerca de oito por dia.

Já crimes contra animais foram 50, enquanto autos de contraordenação houve 2.240 no mesmo período.

Em matéria de denúncias, o mês com mais registos foi janeiro de 2015, com 301, logo seguido de maio de 2015, com 298 e junho de 2015, com 279.

Já por distrito, Lisboa destaca-se com 462, muito distanciada de Setúbal, com 292, ou o Porto com 214.

A GNR aproveita para lembrar que tem disponível, 24 horas por dia, e com cobertura em todo o território nacional, a linha "SOS Ambiente e Território", através do número azul 808 200 520 ou da página http://goo.gl/1zRBfA, onde os cidadãos têm a possibilidade de denunciar situações que possam violar a Legislação Ambiental e/ou Animal.

Lusa

  • Alegados maus-tratos contra animais no canil de Seia
    3:15

    País

    O canil municipal de Seia está a ser acusado nas redes sociais de alegados maus-tratos contra os animais. Fotografias e vídeos têm causado indignação. A Câmara de Seia que gere o espaço defende que as imagens são manipuladas e mostradas fora de contexto.

  • PSP recebeu 54 denúncias de maus-tratos a animais no primeiro semestre
    1:45

    País

    No primeiro semestre deste ano, a Polícia de Segurança Pública recebeu 54 denuncias de maus tratos a animais. O crime, em vigor desde o ano passado, levou a PSP a criar uma campanha com um endereço eletrónico - defesaanimal@psp.pt - e um número de telefone para onde podem ser feitas, a partir de hoje, as queixas.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.