sicnot

Perfil

País

GNR regista 6 crimes por mês contra animais

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), registou uma média de quase seis crimes contra animais por mês, no período entre outubro de 2014 e junho de 2015.

Lee Jin-man

Em comunicado, a GNR anuncia que nesses nove meses recebeu 2.239 denúncias de maus tratos a animais, o que representa uma média de quase 248 denúncias por mês e cerca de oito por dia.

Já crimes contra animais foram 50, enquanto autos de contraordenação houve 2.240 no mesmo período.

Em matéria de denúncias, o mês com mais registos foi janeiro de 2015, com 301, logo seguido de maio de 2015, com 298 e junho de 2015, com 279.

Já por distrito, Lisboa destaca-se com 462, muito distanciada de Setúbal, com 292, ou o Porto com 214.

A GNR aproveita para lembrar que tem disponível, 24 horas por dia, e com cobertura em todo o território nacional, a linha "SOS Ambiente e Território", através do número azul 808 200 520 ou da página http://goo.gl/1zRBfA, onde os cidadãos têm a possibilidade de denunciar situações que possam violar a Legislação Ambiental e/ou Animal.

Lusa

  • Alegados maus-tratos contra animais no canil de Seia
    3:15

    País

    O canil municipal de Seia está a ser acusado nas redes sociais de alegados maus-tratos contra os animais. Fotografias e vídeos têm causado indignação. A Câmara de Seia que gere o espaço defende que as imagens são manipuladas e mostradas fora de contexto.

  • PSP recebeu 54 denúncias de maus-tratos a animais no primeiro semestre
    1:45

    País

    No primeiro semestre deste ano, a Polícia de Segurança Pública recebeu 54 denuncias de maus tratos a animais. O crime, em vigor desde o ano passado, levou a PSP a criar uma campanha com um endereço eletrónico - defesaanimal@psp.pt - e um número de telefone para onde podem ser feitas, a partir de hoje, as queixas.

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.