sicnot

Perfil

País

Jorge Sampaio recebe Prémio Nelson Mandela das Nações Unidas

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio recebe esta sexta-feira, em Nova Iorque, o Prémio Nelson Mandela, nas Nações Unidas.

O ex-chefe de Estado português vê assim reconhecida a ação como presidente da Aliança das Civilizações e como enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose. (Arquivo)

O ex-chefe de Estado português vê assim reconhecida a ação como presidente da Aliança das Civilizações e como enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose. (Arquivo)

© STR New / Reuters

O prémio foi criado no ano passado pela ONU e é pela primeria vez atribuído. Destina-se a premiar, a cada cinco anos, duas personalidades: uma masculina e outra feminina, que se distinguem pelo trabalho em prol de causas humanitárias.

Além de Jorge Sampaio, o júri escolheu este ano entregar o prémio à médica Helena Ndume, uma oftalmologista da Namíbia.

O ex-chefe de Estado português vê assim reconhecida a ação como presidente da Aliança das Civilizações e como enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.