sicnot

Perfil

País

Jorge Sampaio recebe Prémio Nelson Mandela das Nações Unidas

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio recebe esta sexta-feira, em Nova Iorque, o Prémio Nelson Mandela, nas Nações Unidas.

O ex-chefe de Estado português vê assim reconhecida a ação como presidente da Aliança das Civilizações e como enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose. (Arquivo)

O ex-chefe de Estado português vê assim reconhecida a ação como presidente da Aliança das Civilizações e como enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose. (Arquivo)

© STR New / Reuters

O prémio foi criado no ano passado pela ONU e é pela primeria vez atribuído. Destina-se a premiar, a cada cinco anos, duas personalidades: uma masculina e outra feminina, que se distinguem pelo trabalho em prol de causas humanitárias.

Além de Jorge Sampaio, o júri escolheu este ano entregar o prémio à médica Helena Ndume, uma oftalmologista da Namíbia.

O ex-chefe de Estado português vê assim reconhecida a ação como presidente da Aliança das Civilizações e como enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.