sicnot

Perfil

País

Jorge Sampaio distinguido pelo contributo para a defesa dos direitos humanos

Jorge Sampaio distinguido pelo contributo para a defesa dos direitos humanos

Jorge Sampaio recebeu esta tarde o primeiro Prémio Nelson Mandela, atribuído pelas Nações Unidas. O galardão criado em 2014 e atribuído pela primeira vez este ano, reconhece o contributo excepcional na luta pela defesa dos direitos humanos.

Aos 75 anos, o antigo Presidente português é distinguido pelo papel ativo na democracia em Portugal durante a ditadura, pelo contributo na transição pacífica de Macau e pelas ações a favor da independência de Timor Leste.

O prémio distingue ainda o trabalho de Jorge Sampaio como enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose e como alto representante para a Aliança das Civilizações.
No discurso de agradecimento, o antigo Presidente lembrou que a comunidade internacional tem falhado na proteção dos mais necessitados.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.