sicnot

Perfil

País

Jorge Sampaio distinguido pelo contributo para a defesa dos direitos humanos

Jorge Sampaio distinguido pelo contributo para a defesa dos direitos humanos

Jorge Sampaio recebeu esta tarde o primeiro Prémio Nelson Mandela, atribuído pelas Nações Unidas. O galardão criado em 2014 e atribuído pela primeira vez este ano, reconhece o contributo excepcional na luta pela defesa dos direitos humanos.

Aos 75 anos, o antigo Presidente português é distinguido pelo papel ativo na democracia em Portugal durante a ditadura, pelo contributo na transição pacífica de Macau e pelas ações a favor da independência de Timor Leste.

O prémio distingue ainda o trabalho de Jorge Sampaio como enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose e como alto representante para a Aliança das Civilizações.
No discurso de agradecimento, o antigo Presidente lembrou que a comunidade internacional tem falhado na proteção dos mais necessitados.

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Trump remarca encontro com Kim Jong-un no Twitter
    2:33

    Mundo

    A Coreia do Sul e a Coreia do Norte reuniram-se pela segunda vez em menos de um mês. Os Presidentes dos dois países dizem que estão a cooperar para que a cimeira entre Washington e Pyongyang, em Singapura, seja um sucesso. Donald Trump regressou ao Twitter para remarcar a cimeira a 12 de junho.

  • Brasil "virado do avesso" devido à greve dos camionistas
    2:27
  • Na linha do triunfo
    16:49