sicnot

Perfil

País

Quase 160 operacionais combatem fogo em Trancoso

Quase 160 operacionais estavam esta sexta-feira, cerca das 19:45, a combater um incêndio em mato na zona de Freches, no concelho de Trancoso, distrito da Guarda, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A ANPC adianta, na sua página na internet, que o fogo, que teve início pelas 15:00, está a ser combatido por 157 operacionais, 46 viaturas e cinco meios aéreos, sendo dois aviões médios e um pesado.

Pelas 19:40, a mesma fonte indicava que o incêndio progredia em "duas frentes ativas".

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda disse à agência Lusa, pelas 19:45, que as chamas não ameaçavam povoações e que o combate ao incêndio estava a decorrer "favoravelmente".

"A Proteção Civil destaca na sua página os incêndios florestais com mais de duas horas ou mais de 10 veículos operacionais ou ainda que envolvam três ou mais meios aéreos pesados".

De acordo com a entidade, às 19:45 de hoje lavravam 65 fogos no país, que estavam a ser combatidos por 1550 bombeiros e outros operacionais, com a ajuda de 387 veículos no terreno e 29 meios aéreos. Vila Real era o distrito mais afetado.

Lusa