sicnot

Perfil

País

Passos pela primeira vez na festa do PSD/Madeira no Chão da Lagoa

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, participa este domingo pela primeira vez na festa anual do PSD/Madeira, na herdade da Fundação Social Democrata do Chão da Lagoa, nas serras sobranceiras do Funchal.

(Lusa/ Arquivo)

(Lusa/ Arquivo)

HOMEM DE GOUVEIA

Esta é considerada a maior concentração popular na ilha da Madeira, que teve como mentor o ex-líder insular Alberto João Jardim e aconteceu pela primeira vez a 18 de maio de 1975, no Chão dos Louros, no concelho de São Vicente.

Também será a primeira ver que o seu sucessor, Miguel Albuquerque, vai marcar presença depois de ter assumido os cargos de presidente dos sociais-democratas madeirenses e de chefe do Governo Regional.

Albuquerque foi operado na passada quarta-feira de urgência para eliminação de um cálculo renal, uma intervenção que decorreu sem incidentes.

Desde 1993 que a festa do Chão da Lagoa se fixou no chão da Lagoa, num espaço da Câmara Municipal do Funchal, tendo sido transferida em 2010 para a herdade da Fundação Social Democrata (FSD).

Em termos de calendário, esta concentração acontece todos os anos no último domingo de julho, tendo sido a única exceção em 2012, quando devido aos graves incêndios que assolaram a Madeira, foi adiada para 09 de setembro.

Ao longo dos anos, nesta festa popular marcaram presença, entre outro, alguns dirigentes nacionais do partido como Francisco Sá Carneiro, Marcelo Rebelo de Sousa, Durão Barroso, Marques Mendes.

Tal não aconteceu nos últimos anos devido às divergências de Jardim com a estrutura nacional do PSD e com Pedro Passos Coelho.

O programa prevê a chegada do líder nacional ao local pelas 11:00, fará o percurso pelas barracas representativas dos concelhos da região, seguindo-se as intervenções políticas (13:00).

A organização informou que serão investidos este ano na realização deste evento cerca de 100 mil euros, o que representa metade do que foi gasto em 2014, um valor que inclui a renda de 25 mil euros para a Fundação Social Democrata.

O responsável mencionou que para a animação musical foram contratados de artistas e grupos madeirenses (mais de 25), que estão "integralmente vendidos 150 autocarros, que vão partir de todas as 54 freguesias da Madeira e o navio que assegura as ligações marítimas com o Porto Santo vai realizar uma viagem num horário que permita a presença de residentes naquela ilha no Chão da Lagoa.

No espaço estarão também montadas mais de uma centena de barracas com barracas com diversões e comes-e-bebes.

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Coreia do Norte acusa Trump de declarar guerra

    Mundo

    A Coreia do Norte acusou hoje o Presidente norte-americano de ter "declarado a guerra". O chefe da diplomacia norte-coreana ameaçou abater todo e qualquer bombardeiro dos EUA que se aproxime do território.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • "Bispo vermelho"

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.