sicnot

Perfil

País

Todas as crianças vão ter médico de família

Todas as crianças vão ter um médico de família, mas só depois de eleito o próximo Governo, segundo uma lei publicada hoje em Diário da República.

Os maus tratos físicos a crianças ocorreram geralmente em casa e o agressor é, na maior parte deles, o pai, a mãe ou algum elemento da família mais próxima (Reuters/Arquivo)

Os maus tratos físicos a crianças ocorreram geralmente em casa e o agressor é, na maior parte deles, o pai, a mãe ou algum elemento da família mais próxima (Reuters/Arquivo)

© Yorgos Karahalis / Reuters

A lei da Assembleia da República destina-se a assegurar que, "a cada criança, é atribuído um médico de família", uma medida que será assegurada através do reforço do número de profissionais de medicina geral e familiar no Serviço Nacional de Saúde, refere a legislação.

Para garantir esta medida, o Governo irá fazer um "levantamento exaustivo" de todas as crianças que não têm médico de família atribuído.

Vai ainda criar para os recém-nascidos "um processo automático de atribuição de médico de família, a requerimento dos seus representantes legais".

O Governo assegura que, "em nenhuma circunstância, outros cidadãos serão privados do seu direito a um médico de família".

A lei, que se aplica também às crianças estrangeiras residentes em Portugal, entra em vigor com "a aprovação do Orçamento do Estado subsequente à sua publicação".

A legislação foi promulgada a 22 de julho pela presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves, e referendada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, um dia depois

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.