sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo em 7 distritos devido à chuva

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Eric Gaillard / Reuters

De acordo com o IPMA, os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

Também o arquipélago da Madeira, costas norte e sul da ilha e Porto Santo, está hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, que irá vigorar até às 18:00 de hoje.

Para hoje, estão previstos para a Madeira períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte.

Já no continente, o IPMA prevê para hoje para as regiões Norte e Centro, períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado no litoral, com períodos de chuva, em geral fraca, junto à costa, especialmente até ao meio da manhã.

São esperados aguaceiros nas zonas montanhosas, em especial na região Norte e a partir do final da tarde.

O vento vai soprar fraco, do quadrante oeste durante a tarde, sendo moderado (20 a 30 quilómetros/hora) de noroeste nas terras altas da região Centro até ao início da manhã. Espera-se neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral.

Na região sul, o céu vai estar pouco nublado, apresentando períodos de muito nublado no litoral oeste.

Existe a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste até ao meio da manhã.

O vento será fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado (25 a 35 quilóO vento será fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado (25 a 35 quilómetros/hora) nas terras altas até ao início da manhã.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima, sendo acentuada no sotavento algarvio.

As temperaturas vão oscilar entre 20 e 28 graus Celsius em Lisboa, entre 18 e 25 no Porto, em Viana do Castelo entre 16 e 25, Bragança entre 17 e 28, em Braga entre 16 e 27, em Vila Real entre 15 e 29, Viseu entre 14 e 28, em Coimbra entre 17 e 27, na Guarda de 14 a 27, em Castelo Branco entre 18 e 33, Portalegre entre 17 e 31, Évora entre 17 e 33, Beja entre 17 e 32, em Faro entre 21 e 27, em Santarém entre 19 e 30, em Leiria 18 e 27, Setúbal entre 19 e 30, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada entre 20 e 27, em Angra do Heroísmo entre 20 e 27 e em Santa Cruz das Flores entre 22 e 27.

Lusa

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.