sicnot

Perfil

País

Quase meia tonelada de cocaína apreendida pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 491 quilos de cocaína e deteve cinco membros de um ramo luso-brasileiro ligado ao narcotráfico internacional, informou hoje esta polícia.

© Mariana Bazo / Reuters

Os detidos, com idades entre os 32 e 52 anos, dedicavam-se ao tráfico de cocaína dissimulada na importação de mercadorias legais (maquinaria) com origem no Brasil, com destino à Europa.

Além dos 491 quilos de cocaína, durante a investigação, que durou um ano, foram também apreendidos quatro veículos automóveis, vários milhares de euros e divisas estrangeiras, diversos equipamentos de telecomunicações e de informática, várias armas de fogo, entre as quais uma pistola, duas carabinas, e uma caçadeira, centenas de munições, entre outros objetos resultantes da sua atividade criminosa.

Segundo a PJ, a organização criminosa em causa, composta por brasileiros e portugueses, denotava hierarquia e desempenho de funções específicas, atuando em Portugal e no Brasil.

Submetidos a primeiro interrogatório judicial, quatro dos arguidos ficaram em prisão preventiva e o outro sujeito a termo de identidade e residência (TIR) e proibição de contatar com os restantes suspeitos.

As detenções foram efetuadas pela Unidade Nacional Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ e a investigação prossegue no contexto da cooperação internacional.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09