sicnot

Perfil

País

Quase meia tonelada de cocaína apreendida pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu 491 quilos de cocaína e deteve cinco membros de um ramo luso-brasileiro ligado ao narcotráfico internacional, informou hoje esta polícia.

© Mariana Bazo / Reuters

Os detidos, com idades entre os 32 e 52 anos, dedicavam-se ao tráfico de cocaína dissimulada na importação de mercadorias legais (maquinaria) com origem no Brasil, com destino à Europa.

Além dos 491 quilos de cocaína, durante a investigação, que durou um ano, foram também apreendidos quatro veículos automóveis, vários milhares de euros e divisas estrangeiras, diversos equipamentos de telecomunicações e de informática, várias armas de fogo, entre as quais uma pistola, duas carabinas, e uma caçadeira, centenas de munições, entre outros objetos resultantes da sua atividade criminosa.

Segundo a PJ, a organização criminosa em causa, composta por brasileiros e portugueses, denotava hierarquia e desempenho de funções específicas, atuando em Portugal e no Brasil.

Submetidos a primeiro interrogatório judicial, quatro dos arguidos ficaram em prisão preventiva e o outro sujeito a termo de identidade e residência (TIR) e proibição de contatar com os restantes suspeitos.

As detenções foram efetuadas pela Unidade Nacional Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ e a investigação prossegue no contexto da cooperação internacional.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.