sicnot

Perfil

País

Força Aérea Portuguesa realiza evacuação médica de tripulante de navio de pesca

Um helicóptero e um avião da Força Aérea Portuguesa (FAP) estiveram envolvidos numa operação de evacuação médica de um tripulante de um navio de pesca, que navegava a 720 quilómetros da Ilha das Flores, anunciou hoje a Marinha.

(Arquivo)

(Arquivo)

DR

O pedido de auxílio foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada que, em articulação com a FAP, coordenou, durante a tarde de sábado, a operação para retirar o paciente, de 48 anos, do navio "Paralelo", de bandeira portuguesa, que apresentava suspeitas de insuficiência cardíaca congestiva.

Face à distância a que a embarcação se encontrava -- a cerca de 390 milhas náuticas a noroeste das Flores - foram empenhados um helicóptero EH-101 Merlin, com uma equipa médica, e uma aeronave C-295M que apoiou a missão do helicóptero e coordenou as ações no local, tendo os aparelhos descolado da Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira, Açores.

"A evacuação foi executada com sucesso, cerca das 00h35 [de hoje], e dirigida para o Aeroporto de Ponta Delgada, onde foi efetuada a transferência do doente para uma ambulância destacada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que o encaminhou ao serviço de urgência do Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada", refere a Marinha portuguesa num comunicado publicado na sua página da internet.

Lusa

  • Fugiram 52 reclusos das cadeias portuguesas nos últimos 5 anos

    País

    Nos últimos 5 anos fugiram 52 reclusos das cadeias portuguesas, tendo esta madrugada ocorrido a primeira evasão de 2017, com três detidos em fuga do estabelecimento prisional de Caxias. Dados divulgados hoje pela Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais após a fuga de três reclusos presos preventivamente em Caxias, Concelho de Oeiras, indicam que no ano passado ocorreram cinco operações de fuga que envolveram seis reclusos e que em 2015 fugiram dois presos das cadeias portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.