sicnot

Perfil

País

Mais de 2.400 operacionais combateram 109 incêndios

Mais de 2.400 operacionais estiveram envolvidos até às 18:45 de hoje no combate a 109 incêndios em Portugal continental, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

(arquivo)

(arquivo)

Lusa (Arquivo)

No combate aos 109 incêndios estiveram também envolvidos 593 meios terrestres e foram usados por 60 vezes meios aéreos.

Das 109 ocorrências, quatro continuam em curso, nomeadamente nos concelhos de Oleiros, Viseu, Alandroal e Bragança, refere a ANPC na sua página na Internet.

No concelho de Oleiros, Castelo Branco, o combate a um fogo na freguesia de Álvaro, com início às 13:43 de hoje, envolve 265 operacionais, apoiados por 74 viaturas e 15 meios aéreos.

Em Viseu, 89 operacionais, apoiados por 20 viaturas e quatro meios aéreos, combatem um fogo, que deflagrou às 15:43, em mato, na freguesia de Lordosa.

No concelho de Alandroal, em Évora, 56 operacionais, apoiados por 17 viaturas, combatem um fogo em mato, que teve início 17:19, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, São Brás e Juromenha.

Em Bragança, um incêndio em mato na freguesia de Quintela de Lampaças envolve 37 operacionais, apoiados por sete viaturas e um meio aéreo. O fogo teve início às 18:41.

Segundo a Proteção Civil, das 109 ocorrências registadas até às 18:45, o maior número (23) ocorreu no distrito do Porto.

O distrito de Aveiro, com 13 fogos, e Braga, com 12, foram os mais atingidos por incêndios até às 18:45 de hoje, segundo a informação disponibilizada pela ANPC na sua página na Internet.

Em quarto lugar, com 10 incêndios, aparece o distrito de Viseu.

Beja, Évora e Faro foram até às 18:45 os distritos onde apenas foi registada uma ocorrência.

No mês de julho, segundo as estatísticas da Proteção Civil divulgadas na sua página na Internet, foram registados 4.056 incêndios.

Entre sábado e domingo, primeiros dias do mês de agosto, foram registados em Portugal continental 256 incêndios.

Desde o início do ano, os dias 04 e 05 de abril foram os dias em que foram registados mais incêndios, com 243 e 206, respetivamente.

Apesar, dos 109 incêndios, a Proteção Civil só destaca na sua página na Internet ocorrências com mais de três horas desde o seu início e com mais de 15 operacionais. Às 19:45 continuava em destaque o fogo em Castelo Branco.

Lusa

  • Fogo entre Belmonte e Sabugal já está dominado

    País

    O incêndio que ardia há quase 24 horas entre os concelhos de Belmonte e Sabugal foi dado como dominado por volta das 15:40 desta segunda-feira, disse à agência Lusa o comandante operacional do Agrupamento do Centro Sul da Proteção Civil.

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.