sicnot

Perfil

País

Mais de 2.400 operacionais combateram 109 incêndios

Mais de 2.400 operacionais estiveram envolvidos até às 18:45 de hoje no combate a 109 incêndios em Portugal continental, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

(arquivo)

(arquivo)

Lusa (Arquivo)

No combate aos 109 incêndios estiveram também envolvidos 593 meios terrestres e foram usados por 60 vezes meios aéreos.

Das 109 ocorrências, quatro continuam em curso, nomeadamente nos concelhos de Oleiros, Viseu, Alandroal e Bragança, refere a ANPC na sua página na Internet.

No concelho de Oleiros, Castelo Branco, o combate a um fogo na freguesia de Álvaro, com início às 13:43 de hoje, envolve 265 operacionais, apoiados por 74 viaturas e 15 meios aéreos.

Em Viseu, 89 operacionais, apoiados por 20 viaturas e quatro meios aéreos, combatem um fogo, que deflagrou às 15:43, em mato, na freguesia de Lordosa.

No concelho de Alandroal, em Évora, 56 operacionais, apoiados por 17 viaturas, combatem um fogo em mato, que teve início 17:19, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, São Brás e Juromenha.

Em Bragança, um incêndio em mato na freguesia de Quintela de Lampaças envolve 37 operacionais, apoiados por sete viaturas e um meio aéreo. O fogo teve início às 18:41.

Segundo a Proteção Civil, das 109 ocorrências registadas até às 18:45, o maior número (23) ocorreu no distrito do Porto.

O distrito de Aveiro, com 13 fogos, e Braga, com 12, foram os mais atingidos por incêndios até às 18:45 de hoje, segundo a informação disponibilizada pela ANPC na sua página na Internet.

Em quarto lugar, com 10 incêndios, aparece o distrito de Viseu.

Beja, Évora e Faro foram até às 18:45 os distritos onde apenas foi registada uma ocorrência.

No mês de julho, segundo as estatísticas da Proteção Civil divulgadas na sua página na Internet, foram registados 4.056 incêndios.

Entre sábado e domingo, primeiros dias do mês de agosto, foram registados em Portugal continental 256 incêndios.

Desde o início do ano, os dias 04 e 05 de abril foram os dias em que foram registados mais incêndios, com 243 e 206, respetivamente.

Apesar, dos 109 incêndios, a Proteção Civil só destaca na sua página na Internet ocorrências com mais de três horas desde o seu início e com mais de 15 operacionais. Às 19:45 continuava em destaque o fogo em Castelo Branco.

Lusa

  • Fogo entre Belmonte e Sabugal já está dominado

    País

    O incêndio que ardia há quase 24 horas entre os concelhos de Belmonte e Sabugal foi dado como dominado por volta das 15:40 desta segunda-feira, disse à agência Lusa o comandante operacional do Agrupamento do Centro Sul da Proteção Civil.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC