sicnot

Perfil

País

Mais de 2.400 operacionais combateram 109 incêndios

Mais de 2.400 operacionais estiveram envolvidos até às 18:45 de hoje no combate a 109 incêndios em Portugal continental, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

(arquivo)

(arquivo)

Lusa (Arquivo)

No combate aos 109 incêndios estiveram também envolvidos 593 meios terrestres e foram usados por 60 vezes meios aéreos.

Das 109 ocorrências, quatro continuam em curso, nomeadamente nos concelhos de Oleiros, Viseu, Alandroal e Bragança, refere a ANPC na sua página na Internet.

No concelho de Oleiros, Castelo Branco, o combate a um fogo na freguesia de Álvaro, com início às 13:43 de hoje, envolve 265 operacionais, apoiados por 74 viaturas e 15 meios aéreos.

Em Viseu, 89 operacionais, apoiados por 20 viaturas e quatro meios aéreos, combatem um fogo, que deflagrou às 15:43, em mato, na freguesia de Lordosa.

No concelho de Alandroal, em Évora, 56 operacionais, apoiados por 17 viaturas, combatem um fogo em mato, que teve início 17:19, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, São Brás e Juromenha.

Em Bragança, um incêndio em mato na freguesia de Quintela de Lampaças envolve 37 operacionais, apoiados por sete viaturas e um meio aéreo. O fogo teve início às 18:41.

Segundo a Proteção Civil, das 109 ocorrências registadas até às 18:45, o maior número (23) ocorreu no distrito do Porto.

O distrito de Aveiro, com 13 fogos, e Braga, com 12, foram os mais atingidos por incêndios até às 18:45 de hoje, segundo a informação disponibilizada pela ANPC na sua página na Internet.

Em quarto lugar, com 10 incêndios, aparece o distrito de Viseu.

Beja, Évora e Faro foram até às 18:45 os distritos onde apenas foi registada uma ocorrência.

No mês de julho, segundo as estatísticas da Proteção Civil divulgadas na sua página na Internet, foram registados 4.056 incêndios.

Entre sábado e domingo, primeiros dias do mês de agosto, foram registados em Portugal continental 256 incêndios.

Desde o início do ano, os dias 04 e 05 de abril foram os dias em que foram registados mais incêndios, com 243 e 206, respetivamente.

Apesar, dos 109 incêndios, a Proteção Civil só destaca na sua página na Internet ocorrências com mais de três horas desde o seu início e com mais de 15 operacionais. Às 19:45 continuava em destaque o fogo em Castelo Branco.

Lusa

  • Fogo entre Belmonte e Sabugal já está dominado

    País

    O incêndio que ardia há quase 24 horas entre os concelhos de Belmonte e Sabugal foi dado como dominado por volta das 15:40 desta segunda-feira, disse à agência Lusa o comandante operacional do Agrupamento do Centro Sul da Proteção Civil.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.