sicnot

Perfil

País

Médias negativas a Português e Matemática na 2.ª fase das provas do 9.º ano

Os alunos do 9.º ano registaram médias negativas nas provas finais de Português e Matemática da 2.ª fase, mas a queda nos resultados é acompanhada de um significativo aumento no número de alunos que fizeram exames nesta fase.

Os alunos do 9.º ano registaram notas médias de 47% a Português, abaixo dos 50% de 2014, percentagem que marca o limiar da positiva na escala de 0 a 100%, utilizada nas classificações das provas deste nível de escolaridade, que se converte depois numa outra, de níveis 1 a 5 (com os níveis 1 e 2 a corresponderem a notas negativas e os níveis 3, 4 e 5 a notas positivas).

A taxa de reprovação a Português aumentou dos 19% para os 36%, mas este ano 6.425 alunos fizeram esta prova final, contra os 226 de 2104.

Apesar da média negativa, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) sublinha que a maioria dos alunos (52%) conseguiu, ainda assim, um resultado positivo, com notas de nível igual ou superior a três

Já a Matemática, os finalistas do 3.º ciclo baixaram a classificação média dos 30% para os 20%, tendo a taxa de reprovação subido dos 65% para os 79%, o que significa que praticamente um em cada cinco alunos reprovou, entre os 7.375 que fizeram este exame. Em 2014 apenas 319 tinha feito a prova final de Matemática.

Em comunicado enviado hoje, o MEC recorda que, pela primeira vez, este ano letivo, foi dada aos alunos do 9.º ano a mesma oportunidade de recuperação de notas que já é dada ao 1.º e 2.º ciclos, com duas fases de provas e um período de estudo suplementar.

"Para além dos alunos internos que não obtiveram aprovação após a realização das provas finais de ciclo na 1.ª fase, a 2.ª fase destinou-se também aos alunos que, no final do 3.º período, não se encontravam em condições de admissão à 1.ª fase, portanto alunos que não reuniam condições para transitar de ano no final do 3.º período e alunos que ficaram retidos por faltas ao longo do ano, e ainda aos alunos que faltaram à 1.ª fase, por motivos excecionais", precisou a tutela.

Tendo em conta este conjunto de condições, a tutela refere que, quem fez provas na 2.ª fase, são "naturalmente, alunos que demonstraram maiores dificuldades ao longo do ano letivo".

"Tendo em conta este universo, há uma percentagem razoável de alunos que com esta segunda fase conseguiu cumprir as condições necessárias para passar de ciclo, embora não seja possível, neste momento, quantificar", acrescenta a nota.

A Português, menos de 30 alunos conseguiram notas superiores a 80%. A Matemática foram apenas 21. Já entre os resultados mais baixos, apenas seis alunos não conseguiram atingir a meta dos 10% a Português. A Matemática foram 2.119.

O MEC reconhece, em comunicado, que os resultados hoje divulgados "mostram ainda a existência de uma percentagem elevada de alunos com dificuldades significativas nestas disciplinas estruturantes", reiterando a necessidade de identificação precoce dessas dificuldades, assim como de mais apoio.

A 2.ª fase das provas finais decorreu em 1242 escolas do território nacional, tendo sido realizadas 13.844 provas: 6.425 de Português e 7.375 de Matemática, classificadas por um total de 839 professores.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.