sicnot

Perfil

País

Fogo em Pedrogão Grande continua com uma frente ativa

O fogo em mato e floresta no concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, permanece com uma frente ativa e está a ser combatido por mais de 400 homens, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Segundo o último balanço da Proteção Civil divulgado na página na Internet às 22:45, no combate ao incêndio estavam destacados 470 operacionais, apoiados por 148 meios terrestres.

Segundo o segundo comandante Operacional Distrital de Leiria, Luís Lopes, o "único setor ativo é na zona da Graça com uma frente ativa com 500 metros".

"Estamos a deslocar meios de outras frentes que já estão em fase de rescaldo para esta frente que falta resolver e que é de difícil acesso", disse, acrescentando que o fogo é numa zona de mato e floresta e não estão residências em perigo.

O incêndio teve início às 13:42.

A Proteção Civil apenas destaca na sua página na Internet incêndios com mais de três e com mais de 15 operacionais.

Às 22:45, estavam oito incêndios ativos em Portugal continental, segundo aquela entidade.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para o risco de incêndio florestal nos próximos dias, em níveis "elevado" e "muito elevado", devido às previsões do tempo seco e vento moderado.

Segundo a Proteção Civil, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para os próximos dias, uma subida gradual da temperatura, com máximas no interior a rondar os 40 graus no sábado, e mínimas acima dos 20 graus.

Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.