sicnot

Perfil

País

Aumenta para 230 número de operacionais em fogo em Alcobaça

O número de operacionais a combater o incêndio em Pataias, Alcobaça, no distrito de Leiria, que deflagrou na tarde desta sexta-feira, aumentou para 230, segundo informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil divulgada às 17:45.

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

De acordo com o sítio na Internet desta entidade, no combate ao fogo, que começou às 14:18, estão também 63 meios terrestres e quatro meios aéreos.

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres de Pataias, devido à proximidade das chamas, adiantou à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Valter Ribeiro, notando, contudo, não ter havido "nunca pessoas em perigo".

Valter Ribeiro acrescentou, às 18:25, que "o fogo está na direção de Pataias" e que, por enquanto, "os bombeiros têm conseguido salvar as casas", mas existe "muito vento", o que dificulta o trabalho dos operacionais.

O segundo comandante operacional distrital de operações de socorro, Luís Lopes, acrescentou que "o incêndio progride com grande intensidade devido ao vento forte".

"Para já, não há habitações em perigo, mas o fogo progride para junto de casas onde estão a ser posicionados meios", declarou, referindo que são esperados mais meios no local.

O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, disse que, "apesar de as chamas estarem a aproximar-se das casas", os bombeiros "estão a conseguir controlar a situação".

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.