sicnot

Perfil

País

Lar e centro de tempos livres evacuado em Pataias, Alcobaça, devido a incêndio

​Cerca de 100 utentes de um lar e ATL em Pataias, Alcobaça, estão a ser retirados do edifício devido à proximidade das chamas que lavram desde as 14:18 e que estão a ser combatidas por 166 operacionais.

Pataias, Alcobaça

Pataias, Alcobaça

Google Maps

O presidente da Junta de Freguesia de Pataias, Valter Ribeiro, disse à Lusa que "estão a ser retirados 36 utentes do lar e cerca de 30 utentes do centro de dia e as crianças dos tempos livres [ATL], mas não houve nunca pessoas em perigo".

Os utentes da Associação de Bem estar e Tempos Livres foram retirados do edifício devido à proximidade das chamas, combatidas com o apoio de 44 veículos e três meios aéreos, segundo os dados disponibilizados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

De acordo com o presidente da junta de freguesia, "as chamas estão também muito perto do edifício das piscinas", mas estas "fecham em agosto e, portanto, a situação está controlada".

O segundo comandante operacional distrital de operações de socorro, Luís Lopes, indicou que a principal dificuldade no combate às chamas, que progridem numa zona de pinhal, se prende com "a intensidade do vento".

Devido ao incêndio está cortada a estrada que liga Pataias a Martingança, por onde circulam apenas veículos de emergência.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10