sicnot

Perfil

País

Dois bombeiros feridos em fogo na Serra da Estrela

Dois bombeiros ficaram este sábado feridos enquanto combatiam o fogo que na Serra da Estrela, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

"Está-se a proceder ao socorro, pelo que ainda não é possível adiantar grandes pormenores. Só sabemos que um tem ferimentos mais ligeiros e outro está em situação mais crítica", disse cerca das 19:00, explicando que os bombeiros foram transportados para o Hospital da Covilhã.

O autarca não quis revelar as causas dos ferimentos por "desconhecer o que efetivamente se passou", mas adiantou que não estarão relacionadas com inalação de fumo ou queimaduras.

Sobre o combate a este incêndio, Vítor Pereira adiantou que o mesmo "está a progredir favoravelmente" e que deve ficar dominado em "pouco tempo".

Adiantou ainda que o Parque de Campismo do Cabeço do Pião, que foi evacuado por que questão de precaução, já está fora de perigo.

O autarca referiu ainda que dirigiu às autoridades um apelo no sentido de estas "atuarem em força", já que não tem dúvidas de que os vários incêndios que têm assolado este concelho do distrito de Castelo Branco têm "mão criminosa".

"Isto não podem ser só coincidências. Até o comum dos mortais percebe que é mão criminosa e já está a passar a mais", sublinhou.

Lembrou que o concelho tem tido fogos "quase todos os dias" e que só hoje "já se registaram três", sendo o mais grave o da Serra da Estrela.

De acordo com a informação disponibilizada no sítio na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 19:00 este incêndio estava a ser combatido por 186 operacionais, auxiliados por três meios aéreos.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC