sicnot

Perfil

País

Ativado plano de emergência em Mangualde

O Plano de Emergência Municipal foi ativado em Mangualde, Viseu, depois de um dos fogos que lavra no concelho ter ameaçado 150 habitações, informou o presidente da Câmara, que pondera avançar com um pedido de declaração de calamidade pública.

Um dos incêndios passou pelo "perímetro urbano da cidade" e "colocou em causa 150 habitações", o que levou à retirada de "idosos e crianças", disse à agência Lusa o presidente da Câmara, João Azevedo, afirmando considerar a "situação catastrófica".

Para o autarca, o caso "é de grande exceção", pelo que está a ser ponderado "um pedido de declaração de calamidade pública em Mangualde".

De acordo com João Azevedo, já arderam "umas centenas largas de hectares do concelho", estando "em perigo a aldeia de Mesquitela e a zona da estação de Mangualde", o que também levou à retirada de algumas pessoas desses locais.

"O mais estranho é que este incêndio tenha sido projetado para dentro da cidade de Mangualde", referiu, considerando que se as chamas não forem combatidas "durante o dia, teremos uma noite de inferno".

De momento, as zonas de maior dificuldade de combate às chamas são "em Mesquitela e Cunha Alta", acrescentou.

Os Bombeiros Voluntários de Mangualde já lançaram um apelo à população para levar bens essenciais ao quartel, "como sumos, água, sandes e fruta", para ajudar os homens que combatem os incêndios no terreno, refere uma nota da Câmara Municipal.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil informa na sua página que estão 240 operacionais no terreno, apoiados por 71 viaturas e dois meios aéreos.

Os três incêndios que lavram em Mangualde começaram entre as 12:00 e as 12:30, sendo que "estão próximos" uns dos outros, explicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Um dos fogos em Mangualde levou ao encerramento da linha férrea da Beira Alta.

Segundo o gabinete de comunicação da Infraestruturas de Portugal, a linha foi cortada entre Nelas e Contenças.

Fonte da Comboios de Portugal (CP) referiu que está a ser garantido o transbordo rodoviário entre Nelas e Fornos de Algodres, sendo que todos os comboios, regionais e intercidades, que fazem aquela linha estão retidos.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.